PATRAM - Crimes de poluição e outros crimes são constatados pelo 3º Batalhão Ambiental

16-02-2024 Whatsapp

Na manhã desta quinta-feira, uma guarnição deslocou até a Capela Santa Lúcia, interior do município de Ibiraiaras, onde foi identificado proprietário de área rural, e outros, aos quais foi confeccionado comunicação de ocorrência policial pelo crime de depósito irregular de resíduos sólidos recicláveis, lixo doméstico, restos da construção civil, galhos provenientes de poda, entre outros, uso irregular do fogo. Resíduos depositados diretamente no solo, a céu aberto, em desacordo com a legislação ambiental vigente. Serviço realizado fora de área de preservação permanente e sem licença do órgão ambiental competente.

Uma guarnição ao efetuar vistoria a pedido do Poder Judiciário de Lagoa Vermelha, em propriedade rural, constatou o depósito de madeira nativa (pinheiro brasileiro), solicitado ao responsável a procedência, nota fiscal e DOF (Documento de Origem Florestal), da madeira, este não soube informar, dizendo ser de seu filho, o qual não foi localizado. Diante aos fatos foi notificado o mesmo apresentar a documentação referente a madeira, realizado levantamento dendrométrico da mesma, bem como confeccionado termo de apreensão e fiel depositário até a apresentação da documentação solicitada.

Atendendo a ofício do Poder Judiciário de Lagoa Vermelha, realizamos fiscalização em propriedade rural, na localidade de Linha Café, interior Município de Ibiraiaras, a fim de verificar se foi realizado implementação de projeto de recuperação de área degradada. No local foi realizado levantamento ambiental, fotográfico posterior será confeccionado relatório para instruir o processo.

Policiamento Ambiental da Brigada Militar de Lagoa Vermelha, em conjunto com uma Guarnição do Policiamento Ostensivo, realizaram abordagem e identificação a caminhão de transporte de madeira “toras”, os quais nós últimos dias vem desviando o posto da Polícia Rodoviária Federal, transitando pelas vias urbanas do município. Com isso e devido ao peso transportado vem causando danos na pavimentação das vias além de transtornos no trânsito. Durante está abordagem foi identificado o motorista, verificado documentação de transporte da madeira, além da fiscalização dos documentos do veículo, bem como se o referido encontra – se de acordo com as normas para transporte de madeira. Salientamos que tais abordagens serão realizadas com frequência e possíveis irresponsabilidades serão punidas de acordo com a legislação de trânsito e ambiental vigente.

PATRAM