Região - Capão Bonito do Sul decreta situação de emergência devido às fortes chuvas

07-07-2025 Whatsapp

Foto: Divulgação

Através do Decreto 3.056/2025, de 04 de julho de 2025, Capão Bonito do Sul declarou situação de emergência em toda área municipal afetada pelas fortes e intensas chuvas do último final de semana de junho. O documento destaca que as enxurradas e os alagamentos extrapolam a capacidade de atendimento, com recursos próprios, pela Administração Municipal. Ainda, conforme o decreto, segundo laudo da Emater/RS-Ascar, de 28 a 29 de junho, o município registrou o acúmulo de 200mm de chuva, atingindo todo o perímetro urbano e as dez comunidades no interior.

De acordo com os levantamentos técnicos, que embasam o decreto, toda a área do município foi afetada direta ou indiretamente pelas chuvas em função de danos causados às estradas e pontes, o que impediu a locomoção de estudantes da rede pública de ensino, tendo em vista o cancelamento temporário das aulas e também pelo alagamento em duas residências com a necessidade da realização de reparos emergenciais, desobstrução de bueiros e cabeceiras de pontes, danificação de estradas vicinais e pontes e o rompimento de barragem de açude com 12 hectares de lâmina d’água.

Os prejuízos apresentados nos laudos técnicos mostram a necessidade de reparos e reconstrução de bens públicos afetados pelo evento climático. Reparos emergenciais foram feitos pela Secretaria de Infraestrutura no momento dos alagamentos para reestabelecer os serviços essenciais à população, o que onerou de forma inesperada os cofres públicos. “Desde o ocorrido estamos trabalhando para reestabelecer a ordem dos estragos. O decreto é fundamental para buscarmos recursos e seguirmos com os cuidados a nossa população”, salientou a prefeita Marizete Rauta.

Região