Lagoa Vermelha - Em clima de emoção, Lagoa Vermelha recepciona campeões nacionais da chula e da gaita
31-07-2025 Whatsapp
Os representantes de Lagoa Vermelha que brilharam no FENART 2025 (Festival Nacional de Artes e Tradições Gaúchas) foram recebidos com festa, emoção e reconhecimento na tarde desta quarta-feira (30). Os jovens Kailon Jacobi, Marlos Baschera, Bruno Sander, Henrique Zanim e Eduardo Pozer foram homenageados após conquistarem títulos importantes no evento realizado em Cristalina (GO), no último fim de semana.
A recepção teve início com um desfile simbólico dos campeões a bordo do caminhão do Corpo de Bombeiros, percorrendo a avenida Afonso Pena até a frente da Prefeitura. Lá, foram calorosamente acolhidos por familiares, amigos, integrantes de grupos tradicionalistas, lideranças culturais e autoridades locais, entre elas o prefeito Eloir Morona e o vice-prefeito Alessandro Muliterno.
Na chegada, uma breve apresentação de chula emocionou os presentes, demonstrando parte do talento que garantiu as conquistas. No gabinete do prefeito, os jovens apresentaram os troféus conquistados e receberam certificados como forma de reconhecimento pelo talento, dedicação e compromisso com a preservação da cultura gaúcha.
Durante o ato, diversas falas reforçaram o papel das famílias, das entidades tradicionalistas e da comunidade como pilares da formação artística e pessoal dos jovens. A mãe de um dos campeões emocionou-se ao relembrar o início da jornada: “Desde o primeiro momento em que a comitiva veio à Prefeitura solicitar o incentivo para a viagem, tínhamos como objetivo que ninguém voltaria sem troféu. E estão aqui os troféus. Mais uma vez mostramos que somos a Capital Nacional da Chula e também da amizade.”
Outro ponto alto da cerimônia foram os depoimentos dos pais, que exaltaram a importância do projeto Fábrica de Gaiteiros, desenvolvido na Casa da Cultura de Lagoa Vermelha. “Foi plantada uma sementinha com esse projeto, que hoje frutifica com esses guris. Há outros tantos gaiteiros se destacando e mantendo essa trajetória brilhantemente”, destacou um dos pais.
Representando a 8ª Região Tradicionalista, Joscelaine Carneiro celebrou o feito inédito: “A nossa parte artística está em ascensão. Enquanto região, temos muito orgulho de vocês. É um marco para a 8ª RT essas conquistas em nível nacional.”
As falas das lideranças tradicionalistas reforçaram o espírito de união entre as entidades. O patrão do CTG Alexandre Pato, Evandro Ferreira, destacou a parceria entre os grupos; e Rogério Furlan, do Grupo de Arte Nativa, completou: “Vocês não são só chuleadores. São replicadores de tudo o que representam. Se cada um de vocês inspirar cem novos dançarinos, a chula de Lagoa nunca vai terminar.”
Rodrigo Silveira, coordenador do departamento artístico do CTG Alexandre Pato, destacou a base familiar: “Só nós sabemos a força que os pais trazem pra essa caminhada. Vocês estão onde estão porque trouxeram ensinamentos de casa. A nossa história é que constrói nosso futuro.”
Ana Catarina Lenzi Pacheco, do GAN, também expressou sua emoção: “A base de vocês é feita de carinho, dedicação e muito incentivo. Que os exemplos de vocês sirvam de modelo para toda a nossa terra.”
Os próprios campeões também agradeceram, reconhecendo o esforço coletivo. Eduardo Pozer, vencedor da categoria Gaita de 8 botões, disse: “Sem esse apoio que tivemos, nada disso seria possível. Cada um aqui foi essencial para que tudo desse certo.” Marlos Baschera reforçou o sentimento: “Foi muito esforço, muitos ensaios. E isso é só o começo, vem muito mais pela frente.”
Bruno Sander lembrou os ensaios madrugada adentro: “Só tenho a agradecer a todos que incentivaram, à torcida, aos gaiteiros que nos acompanharam. Essa caminhada está só começando.” Kailon Jacobi completou: “Tivemos o melhor time possível. Foram incontáveis ensaios. Às vezes, meia-noite, mandava mensagem pro Dudu pedindo gaita pra mais um treino. Cada um foi fundamental.”
Henrique Zanim destacou o longo caminho até o topo: “Foi uma trajetória. A nossa história começa agora, mas muita gente já construiu antes de nós. Somos só a ponta dessa grande história da chula e da gaita em Lagoa Vermelha.”
O vice-prefeito Alessandro Muliterno ressaltou a inspiração gerada pelos jovens: “Já há professores querendo ensinar chula nas escolas municipais. E isso é reflexo de vocês. Os pequenos estão se espelhando em cada um.”
Em sua fala, o prefeito Eloir Morona anunciou uma nova iniciativa. “Somos a Capital Nacional do Churrasco, com nossos embaixadores. Mas também somos a Capital Nacional da Chula. Encaminharemos à Câmara um projeto de lei para criar os Embaixadores da Chula, para que onde quer que vão, levem a alma, o sapateio e a dedicação do nosso povo”, declarou.
Lagoa Vermelha conquistou o primeiro lugar nas categorias Chula Juvenil e Chula Adulto, com Kailon Jacobi, Marlos Baschera, Bruno Sander e Henrique Zanim, respectivamente. Já Eduardo Pozer venceu na categoria Gaita Botão até 8 baixos.
Ao final do evento, foi anunciado, de forma extraoficial, que o secretário estadual de Turismo e lagoense Ronaldo Santini está articulando uma recepção oficial dos campeões com o governador Eduardo Leite nos próximos dias.
Lagoa Vermelha
27-07-2025