Lagoa Vermelha - Lagoa Vermelha recebe Assembleia Microrregional da Consulta Popular 2025/2026 nesta terça-feira (19)
19-08-2025 Whatsapp
Será realizada nesta terça-feira (19), em Lagoa Vermelha, uma Assembleia Microrregional envolvendo os Conselhos Municipais de Desenvolvimento (Comudes), dentro do processo da Consulta Popular 2025/2026. O encontro acontece às 10h, na Câmara de Vereadores, e reúne representantes dos municípios de Lagoa Vermelha, Capão Bonito do Sul, Ibiraiaras e Caseiros.
As Assembleias Microrregionais iniciaram já nesta segunda-feira (18). Em São José do Ouro, participaram os municípios de São José do Ouro, Cacique Doble, Barracão, Santo Expedito do Sul e Tupanci do Sul. Já em Maximiliano de Almeida, o encontro envolveu Maximiliano de Almeida, Machadinho, Paim Filho, São João da Urtiga e Sananduva.
Além da reunião em Lagoa Vermelha, nesta terça-feira (19) também será realizada Assembleia Microrregional em Tapejara, às 15h, na sala de reuniões da Prefeitura. Estarão presentes os municípios de Tapejara, Água Santa, Ibiaçá, Santa Cecília do Sul e Vila Lângaro.
Na pauta, estarão as indicações de demandas que serão levadas à Assembleia Regional Ampliada e que irão compor a cédula de votação da Consulta Popular 2025/2026. Também haverá a escolha de delegados, na proporção de um para cada dez participantes, além da discussão de assuntos gerais.
No Caderno de Demandas Elegíveis – COREDE Nordeste apresenta os projetos selecionados para votação na Consulta Popular 2025, contemplando diferentes áreas como esporte, agricultura, meio ambiente, desenvolvimento rural, social, turismo, justiça e trabalho.
Entre os principais projetos, destacam-se:
Construção de ginásio esportivo em Lagoa Vermelha, beneficiando mais de 800 crianças e também alunos da APAE.
Fortalecimento do Consórcio Intermunicipal da Região Nordeste (CIRENOR), com aquisição de máquinas, caminhões e veículos para inspeção sanitária.
Projeto regional contra desastres naturais, com centro de atendimento emergencial e apoio a defesas civis municipais.
Programas de irrigação, fruticultura e apoio à bovinocultura, com foco em reservação de água, fornecimento de mudas e insumos genéticos.
Fortalecimento da rede socioassistencial, com investimentos em veículos, equipamentos e adequação de espaços físicos para CRAS e serviços sociais.
Projetos municipais como:
Aquisição de veículos para conselhos tutelares e defesas civis;
Construção de açudes, poços e cisternas para enfrentar estiagens;
Sinalização turística em Ibiaçá;
Sensibilização sobre envelhecimento saudável em Ibiaçá.
Economia Popular Solidária, com apoio a feiras e empreendimentos de autogestão e sustentabilidade em toda a região.
Os projetos têm abrangência municipal, microrregional ou regional, buscando fortalecer a infraestrutura, a produção agrícola, a proteção ambiental e a inclusão social nos municípios do COREDE Nordeste.
Lagoa Vermelha
13-08-2025