Policial - Polícia Federal deflagra operação para conter conflito indígena em Nonoai

28-08-2025 Whatsapp

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (28/08), a Operação Po’i Mag (Grande Líder), com o apoio do 3º Batalhão de Choque e do CRPO Norte da Brigada Militar, com o objetivo de conter o conflito indígena e investigar crimes registrados em 2025 na Reserva Indígena de Nonoai.

Foram cumpridos 22 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 3ª Vara Federal de Passo Fundo, sendo 14 na Aldeia Sede e 8 na Aldeia Bananeiras, ambas integrantes da Terra Indígena Nonoai. A operação mobilizou cerca de 100 policiais federais e 80 policiais militares.

O inquérito policial foi instaurado após a escalada da violência entre dois grupos indígenas rivais, que disputam a liderança da reserva de aproximadamente 16 mil hectares, composta pelas aldeias Sede, Bananeiras e Pinhalzinho. Até então, todas eram governadas pelo mesmo cacique.

A crise teve início em março, quando um grupo dissidente declarou a independência da Aldeia Sede, criando uma nova liderança. Desde então, foram registradas quatro tentativas de homicídio e incêndios criminosos que destruíram 25 residências, além da expulsão de indígenas da comunidade. Em maio, novos confrontos resultaram em um homicídio consumado, duas tentativas de homicídio e outros crimes, como danos e disparos de arma de fogo.

As investigações também apuram o envolvimento de facções criminosas, que teriam fornecido armas e contratado milicianos para apoiar os grupos em conflito.

Com a operação, a Polícia Federal busca restabelecer a ordem e a segurança na comunidade indígena e nos municípios próximos, além de coletar provas para identificar os responsáveis pelos crimes, que incluem homicídio qualificado, formação de milícia privada, lesões corporais, ameaças, incêndios criminosos e porte ilegal de armas de fogo de calibre restrito.

Policial