Geral - ONG APIA alerta: Cães e gatos não transmitem coronavírus aos humanos.

14-03-2020 Whatsapp

Foto: Divulgação

Os animais domésticos podem contrair o coronavírus nas versões canina e felina, que não são transmissíveis para as pessoas, conforme esclarece a veterinária Karka Bruning de Oliveira.

A coronavirose é uma doença comum em cães e gatos. Nos cães, a forma mais registrada é a gastroentérica, transmitida por meio do contato com fezes contaminadas. Ela causa sintomas muito semelhantes ao da parvovirose, como vômito e diarreia com perda de sangue. O vírus destrói as vilosidades do intestino do animal e provoca gastroenterite hemorrágica. Quando a infecção é mais branda, por um único vírus, o tratamento é mais eficaz, e o internamento com medicações adequadas tem diminuído significativamente o número de óbitos

Nos gatos, a coronavirose é causadora da peritonite infecciosa felina, uma doença grave também transmitida pelo contato com as fezes. A infecção por coronavírus nesses animais consiste em melhorar a imunidade do gato com o intuito de diminuir a progressão da doença.

Destaca-se que o coronavírus nas versões canina e felina é totalmente diferente da versão humana e, por isso NÃO é tramitada aos humanos. A versão humana do vírus, conhecida como COVID-19, é específica e só se propaga de humano para humano.

Com a chegada do coronavírus no Brasil, o CONVID-19, é muito importante esclarecer que os animais domésticos não são os transmissores dessa doença para as pessoas. Espalhar as informações corretas pode evitar a crueldade que está acontecendo na China, com vários cães e gatos sendo abandonados nas ruas.

Bastou um comunicado de uma cientista chinesa recomendando que os animais domésticos de regiões atingidas pelo coronavírus ficassem de quarentena, para que o pânico se espalhasse por toda a China e, especialmente, em Wuhan (epicentro da doença), onde cães e gatos começaram a ser mortos em ambientes públicos em cenas de brutalidade explícita.

Não acredite em fake news. Cheque a origem da informação. Não abandone o animal. Eles são os primeiros que sofrem pela desinformação.

Não, os animais não transmitem coronavírus aos humanos.

 

Com informações da ONG APIA.

 

Geral