Geral - Em tom de agradecimento, vereadores encerram as Sessões Ordinárias de 2020

17-12-2020 Whatsapp

Foto:Natalia Biazus/Divulgação

Na noite de segunda-feira, dia 14, aconteceu a última Sessão Ordinária de 2020 que também representou o encerramento da Legislatura 2017/2020. A Sessão foi realizada de maneira presencial, respeitando as regras do distanciamento controlado. Na pauta, 6 processos estavam previstos para votação.

Estiveram presentes na sessão 10 dos 11 vereadores, já que o vereador Vicente Durigon (PDT) encontrava-se em isolamento, em função de estar sob suspeita de COVID-19. Dos 6 processos em pauta, 4 foram votados e aprovados por unanimidade de votos, dentre eles o Projeto de Lei Nº 40/2020 que estima a receita e fixa a despesa do município de Lagoa Vermelha para 2021. Para outros dois processos, um que trata do reajuste do auxílio alimentação e outro referente ao cálculo do IPTU, foi concedido o pedido regimental de vistas ao vereador Ranyeri Bozza (PDT).

Após a votação dos processos, no período das Explicações Pessoais, os vereadores utilizaram a tribuna para suas manifestações. A ordem das falas foi realizada por sorteio. O vereador Enio Camargo de Vargas (DEM), que encerra seu 3º mandato como vereador, agradeceu aos colegas vereadores e a todos servidores do legislativo. “Eu me sinto muito feliz em ter participado dessa Legislatura. Tive a oportunidade de ser presidente de duas Comissões e aprendi muito com todos”. Em sua fala, Enio também destacou a importante dos profissionais da Saúde, em especial dos Técnicos em Enfermagem, a qual foi sua profissão até a aposentadoria.

O vereador Ariovaldo Carlos da Silva (PDT), atual presidente do Legislativo, fez um agradecimento especial a todos os funcionários que estiveram na Câmara ao longo do ano. Ariovaldo também agradeceu aos seus familiares e aos vereadores “quero dizer que foi com muita honra de dividi esse espaço com vocês”.

Emocionado, o vereador Ricardo da Rosa (MDB) agradeceu e destacou que, apesar das discussões em Plenário, o papel do vereador não é dificultar o cotidiano da população, mas sim, fazer o melhor para todos. “Foi um grande prazer estar esses 8 anos na Câmara de Vereadores, com certeza foi um grande aprendizado. Eu saio daqui com a cabeça erguida e com o sentimento de dever cumprido, e me sinto muito honrado em estar na galeria de vereadores”, mencionou Ricardo, que encerra seu segundo mandato.

“Fizemos nosso mandato como imaginávamos, acompanhando a população, dando atenção, muitas vezes não só indicando o caminho, como abrindo as portas”, disse o vereador Braulio Guedes (PTB) em sua manifestação na tribuna agradecendo, também, aos familiares e parceiros. Braulio encerra seu primeiro mandato como vereador, em que esteve como Presidente em 2018.

O vereador Luiz Carlos Kramer (PP) também agradeceu aos colegas vereadores e servidores da Casa. “Foi uma satisfação ter convivido esses 4 anos com todos os vereadores. É evidente que as ideias são divergentes, por isso que se diz que aqui é a Casa do povo”. Kramer também destacou seu gosto pela política, lembrando que aqueles que ocupam uma cadeira no Legislativo, ocupam porque foram eleitos pelo voto da população. “Eu estou na política porque gosto. No tempo passado, se eu fosse seguir a orientação da minha família, eu não estaria aqui na noite de hoje”. Em 2021 Kramer assume seu 6º mandato no Legislativo.

O vereador José Mário Ceni Barreto (PDT) se despede do Legislativo em tom de agradecimento. “Agradeço às pessoas que acreditaram e confiaram, e aos funcionários da Casa. Eu levo da política uma experiencia muito boa. Quem passa por aqui, nunca mais vai enxergar a política da mesma maneira”, destacou. José Mário também mencionou em sua fala que leva uma decepção da política: a proliferação das fakenews. “Eu achava que a medicina era a horta onde mais se plantavam fakenews, mas, perto da política, a medicina passa longe”, comentou o parlamentar fazendo alusão a notícia falsa de que os vereadores receberiam 13º salário, o que não é verdade e nunca aconteceu.

O vereador Valdemar Merib de Chaves – Vardão (DEM), que em 2021 vai assumir o seu 2º mandato, destacou o compromisso e a responsabilidade do vereador com o município. “Ser vereador não é como as pessoas pensam lá fora. Não é fácil tomar uma decisão aqui, a responsabilidade é muito grande”, comentou o parlamentar.

Também reeleito, o vereador Ranyeri Bozza (PDT) que esteve como presidente do Legislativo em 2017, após agradecer o apoio de todos, destacou que uma oposição bem feita ajuda o município tanto quanto um vereador da base, ajuda a evitar que problemas aconteçam e a corrigir o curso dos processos. “A população entendeu que eu deveria ser eleito na condição de vereador de oposição. A cobrança é necessária e não deve ser vista como uma crítica no sentido pejorativo, elas são necessárias no processo democrático, do contrário nós não precisaríamos do Poder Legislativo. Nós estamos aqui para aprimorar o processo e para representar as pessoas, não somente a que nos elegeram, mas toda a comunidade”, argumentou Ranyeri.

A vereadora Ruth Bussolotto (PP), destacou a importância de mulheres serem eleitas para o legislativo e acrescentou “pena que agora foi eleita somente uma mulher, fico triste. Nós temos que ter representantes femininas aqui na câmara”. Ruth comentou ainda que se sente gratificada, “fiz a minha missão, procurei fazer da melhor maneira possível, e dizer a vereadora Márcia que a admiro, que, assim como eu, também é uma batalhadora. Nós mulheres temos que votar em mulher. Nós temos que votar no sexo feminino.”

Por fim, a vereadora Márcia do Carmo (PSB), que encerra seu segundo mandato e esteve como presidente da Câmara em 2019, destacou as reformas realizados na Câmara na última legislatura. “Quero fazer um agradecimento ao PDT, PTB e PSB pela coragem de termos feito a modernização na Câmara. Foi uma gestão de 4 anos em que nós fizemos as mudanças e reformas com estudo, com a participação de funcionários e vereadores. Nós sabemos como recebemos a Câmara e sabemos como estamos entregando”.

Márcia também citou que, com a modernização da Legislatura 2017/2020, outra conquista importante foi a exigência de diplomação na área de Comunicação Social para ocupar o cargo de assessor de imprensa do Legislativo, garantindo profissionalismo e ética para a instituição. Márcia, que se despede da política, deixou dois pedidos à bancada do PDT e PTB. O primeiro é o fomento de políticas públicas para as mulheres e o segundo, o fortalecimento da saúde em Lagoa Vermelha.

Nessa última Sessão Ordinária também deram entrada dois novos processos, o que, juntamente com o pedido de vistas concedido ao vereador Ranyeri de outros dois que estavam em pauta, indica que, provavelmente uma Sessão Extraordinária será convocada ainda em 2020 para o encerramento das tramitações.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Lagoa Vermelha

Geral