Lagoa Vermelha - Secretaria de Educação inaugura horto de plantas medicinais na EMEI Pequeno Príncipe
06-12-2022 Whatsapp
Na manhã desta quinta-feira (1°) foi inaugurado o Horto Medicinal de Plantas e Ervas Medicinais na EMEI Pequeno Príncipe, localizada no bairro Ernani Dias de Moraes. A ação faz parte do projeto “Horto Medicinal de Plantas e Ervas Medicinais na Escola”, da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto.
Esse projeto contou com a colaboração e execução dos estudantes da Turma de Aceleração, do Programa Aprender para Acelerar, formada pelas escolas Municipais de Educação Básica Diógenes Euclides da Cunha, Clóvis Pestana, João Protásio da Luz e Léa Beatriz de Quadros Dolzan, de faixa etária entre 15 a 17 anos.
O horto medicinal foi construído na EMEI Pequeno Príncipe, a partir de uma visita realizada pela Turma de Aceleração na Escola Estadual Técnica Agrícola Desidério Finamor. Além disso, para que compreendessem de maneira mais aprofundada o processo de construção e manutenção de um horto medicinal, os alunos também participaram de momentos de estudo com pesquisas, palestras e entrevistas. Na oportunidade, os trabalhos e atividades, relacionados ao horto, desenvolvidos durante o ano pelos jovens da Turma de Aceleração também foram expostos.
Com o auxílio dos professores, a Turma de Aceleração plantou no local ervas e plantas medicinais como hortelã, marcela, camomila, babosa e alecrim. O Secretário Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Dalvan Costa, que também participou da inauguração, destacou a relevância dos benefícios do cultivo de plantas medicinais para a saúde e parabenizou os alunos e professores pelo empenho na realização do projeto. O presidente da Sicredi Ibiraiaras RS/MG, Sadi Rigotti, também prestigiou a inauguração.
A Secretária Municipal da Educação, Cultura e Desporto, Aline Teles Fasoli, salientou que o primeiro horto de plantas e ervas medicinais na escola representa a transformação de um espaço que estava ocioso no educandário em um local acolhedor, produtivo e útil para as pessoas de seu entorno, especialmente para a comunidade escolar da EMEI Pequeno Príncipe e EMEB João Protásio da Luz.