Lagoa Vermelha - Segurança nas Escolas: Prefeito e Secretária da Educação acolhem demandas da comunidade

17-04-2023 Whatsapp

Fotos: Roselle dos Santos/ Prefeitura de Lagoa Vermelha

Em reunião realizada na manhã de sexta-feira (14), o Prefeito Gustavo Bonotto e a Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Aline Teles, receberam vereadores e representantes do grupo “Mães pela Segurança” para tratar do reforço de segurança nas escolas municipais.

A reunião foi solicitada pelo vereador Ariovaldo Carlos da Silva, após a tragédia que assolou o Brasil no último dia 5, quando o Centro de Educação Infantil Cantinho Bom Pastor, instituição particular de Blumenau (SC), foi invadido por um homem que matou 4 crianças e deixou outras 4 feridas.

O ataque ocorrido em Blumenau repercutiu em todo território nacional, mobilizando não apenas pais e poder público, mas toda sociedade para o reforço de segurança nas escolas. Em Lagoa Vermelha, o assunto também está em pauta e foi levado ao gabinete do Prefeito.

Participaram da reunião os vereadores Valdemar Merib de Chaves, Josmar Veloso, Valdir Pomatti, Ariovaldo Carlos da Silva e Joarez Lorenzon; assessores parlamentares; e mães representantes do grupo criado em Lagoa Vermelha após o ataque em Blumenau, “Mães pela Segurança”, entre elas as mães Graziela Alves de Lima e Tauana de Lima.

“O momento é bastante preocupante para todos nós. Vamos fazer aquilo que nos compete para tentar reduzir ao máximo a possibilidade da ocorrência desses eventos em Lagoa Vermelha. Já estamos trabalhando na instalação de cercas elétricas e botões do pânico em todas as unidades, além de profissionais para atuarem como vigias”, comentou o Prefeito Gustavo Bonotto durante a conversa.

Após acolher as demandas e as preocupações das mães e vereadores, a Secretária Aline Teles ressalta que essas três medidas – instalação de cercas elétricas, de botões do pânico e vigias diurnos – vão reforçar a segurança nas escolas, além de somar com aquelas existentes.

“Com certeza essa questão do ataque em Blumenau acendeu um alerta em todos nós e vamos trabalhar para efetivar essas novas medidas”, disse. A Secretária esclareceu que desde o início do Governo, em 2017, as escolas funcionam com portões trancados ou portões elétricos, e, em algumas, há a presença de vigias diurnos. Além disso, já há um bom tempo, é feito o videomonitoramento dentro de todas as escolas.

“Agora é só uma questão de trâmite legal para efetivar essas três novas medidas para reforçar a segurança dentro das nossas escolas”, explicou a Secretária de Educação. Ao final, o Prefeito acrescentou que, em breve, será realizada uma reunião com o Gabinete de Segurança Integrada, reunindo as forças da Segurança Pública, para estudar novas alternativas com o objetivo de evitar ataques semelhantes ao que aconteceu em Blumenau.

Lagoa Vermelha