Agricultura - Falta de chuvas causa preocupações para quem cultiva soja

13-03-2023 Whatsapp

Créditos : Rádio Uirapuru

 Desde o mês de novembro os produtores convivem com os problemas causados pela La Niña. O fenômeno natural se caracteriza por forçar longas estiagens na América do Sul, como vem sendo registrado. A receita de temperaturas altas com pouca chuva já prejudicou a produção do milho e agora causa preocupações em quem está cultivando a soja, pois a previsão para o restante de março ainda é de temperaturas com mais de 30ºC, sem chuva significativa.

A única indicação de algum tipo de precipitação aponta mais para o fim do mês, mas apenas pancadas, o que pode beneficiar de forma pontual algum produtor. Conforme o engenheiro agrônomo Claudio Doro, agora é o período crítico no cultivo da soja, pois está na fase de enchimento de grão, em cerca de 85% da área cultivada.

Nesta fase, ele explicou, o grão depende muito da água, tendo consumo de 5 a 6 milímetros por dia. Neste cenário, ficar sem chuva agora é muito ruim para a produtividade. Já a outra 15% da área está na fase de maturação, sendo que nessa fase não depende tanto da água para o seu desenvolvimento.

Claudio Doro disse que agora é torcer para que se tenha ao menos uma safra regular, uma vez que a tendência é não atingir 65 sacas por hectare. Se chegar a 45, talvez consiga equiparar os custos, pois alguns insumos como o adubo tiveram os preços aumentados.

Agricultura