Covid-19 - Com atrasos, RS vacina as primeiras cinco pessoas contra a Covid-19
19-01-2021 Whatsapp
O Rio Grande do Sul viveu uma noite histórica nesta segunda-feira (18). Após o início da vacinação em São Paulo neste domingo, foi a vez do Estado ter a primeira pessoa imunizada contra a Covid-19 no Estado. A cerimônia ocorreu no Hospital de Clínicas e foi transmitida online pelo governo do Estado.
Era em torno de 23:45 horas quando os 05 representantes foram chamados pelo governador Eduardo Leite.
Nesta primeira leva, 341 mil doses foram encaminhadas ao Estado pelos órgãos de saúde responsáveis. A vacinação no Rio Grande do Sul ocorre com o imunizante do instituto chinês Sinovac, produzido no Brasil pelo Instituto Butantan.
Os cinco representantes dos grupos prioritários foram imunizados simultaneamente contra a Covid-19. Eloína Gonçalves Borne, de 99 anos, moradora de um residencial geriátrico, foi a representante das instituições de longa permanência.
Além dela, outras quatro pessoas foram vacinadas. Representando a população indígena, Carla Ribeiro, de 30 anos. A profissional do Grupo Hospitalar Conceição, representante do setor de limpeza, Joelma Kazemirski, de 48 anos; a Técnica de enfermagem do Clínicas, Aline Marques da Silva, de 40 anos, e Jorge Hamilton Boeher, da Santa Casa de Porto Alegre.
As primeiras 341 mil doses da vacina serão dedicadas aos profissionais de saúde, idosos, indígenas, e moradores de lares de longa permanência para idosos.
Fonte/Foto: Correio do Povo