Covid-19 - Rio Grande do Sul tem primeiro caso confirmado de combinação de variantes do Coronavirus
17-04-2022 Whatsapp
A Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul comunicou, neste sábado (16), a detecção de um caso de recombinação entre as variantes Delta e Ômicron do SARS-CoV-2 (Coronavirus).
Trata-se do primeiro caso identificado de recombinação entre duas Variantes de Preocupação distintas no Estado.
A amostra, de uma paciente de Cruz Alta, com data de coleta em 11 de fevereiro, foi sequenciada no Centro Estadual de Vigilância em Saúde, que faz parte da Rede Nacional de Sequenciamento Genético para Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (Foto).
Após a análise no Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) e identificação do caso de recombinação, a amostra foi encaminhada para o Laboratório de Vírus Respiratórios e Sarampo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), onde foi sequenciada outra vez e apresentou resultado concordante.
A investigação epidemiológica e rastreamento de contatos conduzidos pela Vigilância Estadual e Municipal não identificaram possíveis contatos da paciente, e também não foi identificado histórico de viagem. As amostras de Cruz Alta disponíveis no Laboratório Central (Lacen) foram sequenciadas no CEVS e o resultado não demonstrou a presença de outros casos da linhagem.
Fonte: RD Foco