Geral - Cão Negão é encontrado após quatro dias e volta para Vacaria sob comoção popular
29-04-2025 Whatsapp
O cão Negão, que desapareceu na última quinta-feira (24) após ser retirado da Rua Libório Rodrigues por servidores da prefeitura de Vacaria, foi localizado na tarde desta segunda-feira (28) na BR-285, nas proximidades do trevo do Carauno, em São José dos Ausentes. O caso ganhou ampla repercussão e resultou na exoneração de dois cargos comissionados e do secretário municipal da Agricultura e Meio Ambiente.
Segundo a protetora Daniela Moraes, da ONG Oscip Amigo do Bicho, uma moradora encontrou o animal caminhando pela rodovia com uma corda amarrada ao pescoço. A mulher levou o cão até a Brigada Militar, que prestou apoio e escoltou o retorno de Negão até Vacaria. O reencontro do animal com a cidade foi marcado por emoção, já que o cachorro era cuidado por diversos moradores do centro da cidade.
Negão foi acolhido inicialmente na delegacia de Vacaria e, agora, ficará sob os cuidados da ONG. A entidade já viabilizou a adoção do cão por uma moradora da Rua Libório Rodrigues, onde ele costumava circular antes do desaparecimento.
O episódio causou forte comoção na comunidade e teve desdobramentos imediatos na gestão municipal. Ainda na sexta-feira (25), os dois servidores identificados nas imagens que mostram o recolhimento do cão em um carro oficial da prefeitura foram exonerados. Nesta segunda-feira (28), o secretário Fernando Pedroso também foi desligado do cargo. Em entrevista, o prefeito André Rokoski afirmou que os envolvidos não retornarão aos quadros da administração municipal, mesmo após o cão ter sido localizado.