Geral - Dia Mundial das Redes Sociais: vídeo é a tendência e o trampolim para o metaverso

04-11-2022 Whatsapp

Foto: Divulgação rádio Uirapuru

Neste dia 30 de junho comemora-se o Dia Mundial das Redes Sociais. A ideia surgiu a partir de uma iniciativa do site de tecnologia Mashable, que em 2010 convidou pessoas que utilizavam constantemente as mídias sociais a refletirem sobre as importantes mudanças que elas proporcionaram na vida das pessoas.

O especialista em Mídias Digitais e Marketing Digital, Alexandre Mattos, contou que, desde o Orkut, que foi uma das primeiras redes sociais a explodir no Brasil, houve uma revolução e mudança histórica no comportamento das pessoas. Segundo ele, tudo isso vem junto com a tecnologia, maior velocidade de internet e uma grande ideia dos idealizadores de redes sociais, que foi ter formado comunidades virtuais.

Conforme Mattos, o que era apenas uma novidade, passou a mexer na estrutura de relacionamento das pessoas, facilitando conexões no dia a dia, até chegar ao ápice, que foi causar mudanças sociais e tornar-se mecanismo de força social e política, além de servir como forma de sustento. O especialista em Mídias Digitais afirmou que o TikTok, rede social de vídeos curtos, é a prova viva do que será o futuro das redes sociais. Segundo Mattos, os consumidores estão cada vez mais buscando conteúdos naturais e similares a vida real. Por isso, o vídeo surge como a ferramenta mais próxima da realidade, já que trabalha com imagem, emoção e áudio, aproximando os consumidores de tudo aquilo que vemos no mundo real.

Segundo o especialista, o vídeo é a tendência e surge também como necessidade para manter as redes sociais vivas e ativas. Além disso, também serve como um “trampolim” para o que virá depois, que é a realidade virtual e o metaverso , com seus ambientes simulados através de equipamentos tecnológicos, que dão sensação de toque, odor, entre outras atividades reais.

Geral