Geral - Eduardo Leite é empossado Governador do Rio Grande do Sul

02-01-2023 Whatsapp

Em um momento inédito para o Estado, Eduardo Leite (PSDB) tomou posse na manhã de ontem (1) como o 1º Governador Reeleito da história do Rio Grande do Sul. Tomou posse também o Vice-Governador do Estado, Gabriel Souza (MDB).

Com a presença de diversas lideranças políticas e apoiadores, a sessão solene aconteceu na Assembleia Legislativa, a partir das 10h. A transmissão de cargo, onde o Governador em Exercício Ranolfo Vieira Júnior passou o cargo para Eduardo Leite ocorreu às 11h, no Palácio Piratini, sede do governo gaúcho.

O líder do governo gaúcho, Frederico Antunes, destacou a posse inédita pela reeleição de um governador gaúcho. Disse que algumas importantes propostas de seu trabalho são renovadas, com evolução. Disse que há 4 anos havia uma grande missão de reverter um deficit que chegava a R$ 25 bilhões. Hoje, 10% deste deficit foi revertido, porém mais ainda precisa ser feito para diminuir esta conta.

O Vice-governador do Estado, Gabriel Souza explicou que renunciou seu mandato de deputado para assumir este novo desafio. Conforme ele, o desejo é de fazer um bom trabalho para todos os gaúchos ao lado de Eduardo Leite.

Presente também no evento, o Prefeito de Porto Alegre, Sebastião Mello, felicitou o governador reeleito e sua equipe, destacando que já tem importantes demandas da Capital para tratar em reunião com Eduardo Leite nos próximos dias, em especial sobre a segurança pública.

Ronaldo Santini, agora Desenvolvimento Rural do governo Eduardo Leite, disse que a pasta tem grandes desafios, sendo recriada e alinhada ao Ministério do Desenvolvimento Rural em prol do desenvolvimento do agro no Estado.

Simone Stulpp, a nova Secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia, disse que a primeira missão é trabalhar para preparar o festival de tecnologia South Summit. Sobre a região de Passo Fundo destacou o programa Inova RS, que destacou a cidade com projetos de inovação, tendo foco no desenvolvimento regional.

Presente também no evento, o passo-fundense Caio Rocha, saudou o Governador Eduardo Leite e seu vice, Gabriel Souza. Disse que atualmente trabalha em um organismo internacional UEA. Agora atuará na coordenação regional em Brasília, mas segue também na Argentina, onde já está por quatro anos.

Em seu pronunciamento, após a posse, Eduardo Leite, agradeceu a presença de seus familiares, pai, mãe, e o companheiro Thalis Bolzan. Eduardo Leite disse que em sua posse fez questão de destacar que o governo não é partido político ou aliança partidária. O governo deve ser para o povo, na imensa diversidade que é o povo gaúcho.

Ao longo desta semana o Governador Reeleito anunciou os secretários que farão parte do seu governo, dentre eles o passo-fundense Mateus Wesp, que será o Secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos.

Confira:

Artur Lemos Júnior (Casa Civil)

Eduardo Cunha da Costa (PGE)

Raquel Teixeira (Educação)

Tânia Moreira (Comunicação)

Luciano Boeira (Casa Militar)

Pricilla Santana (Fazenda)

Sandro Caron (Segurança Pública)

Izabel Matte (Obras Públicas)

Beto Fantinel (Assistência Social)

Arita Bergmann (Saúde)

Ronaldo Santini (Desenvolvimento Rural)

Juvir Costella (Logística e Transportes)

Beatriz Araújo (Cultura)

Ernani Polo (Desenvolvimento Econômico)

Gilmar Sossella (Trabalho e Desenvolvimento Profissional)

Pedro Capeluppi (Parcerias e Concessões)

Luiz Henrique Viana (Sistemas Penal e Socioeducativo)

Danrlei de Deus (Esporte e Lazer)

Marjorie Kauffmann (Meio Ambiente e Infraestrutura)

Giovani Feltes (Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação)

Vilson Covatti (Turismo)

Simone Stulp (Inovação, Ciência e Tecnologia)

Carlos Rafael Mallmann (Desenvolvimento Urbano e Metropolitano)

Cláudio Gastal (Planejamento, Governança e Gestão)

Mateus Wesp (Justiça, Cidadania e Direitos Humanos)

Geral