Geral - IBGE 86 anos: tecnologia acelerou processos que antes demoravam anos, diz coordenador do órgão

06-07-2022 Whatsapp

Créditos: Reprodução/Agência Brasil

Nesta quarta-feira (06) é celebrado o Dia da Criação do IBGE. Embora tenha sido criado no dia 6 de julho de 1934, oficialmente, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística só surgiu em 29 de maio de 1936, com a regulamentação do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Responsável por fazer levantamentos sobre a demografia, pesquisas estatísticas sobre temas variados e garantir a recolha de informações sobre os indicadores geográficos do país, o IBGE tem extrema importância no auxílio do desenvolvimento do Brasil, destacou o coordenador regional do Instituto, Jorge Bilhar, que trabalha há 42 anos na fundação.

Conforme Bilhar, as informações produzidas pelo IBGE são fontes fundamentais para o conhecimento da realidade do país. Através de suas pesquisas, o IBGE retrata características da sociedade brasileira, de sua população, economia e condições de vida, oferecendo um panorama completo de sua evolução ao longo do tempo.

Entre as principais atribuições de responsabilidade do IBGE, destaca-se a organização e aplicação dos censos demográficos. Bilhar lembra que o primeiro Censo Demográfico foi realizado em 1980 em Passo Fundo. Na época os agentes censitários utilizavam questionários de papel. A tecnologia foi uma aliada do IBGE. Com os recursos tecnológicos foi possível acelerar processos que antes demoravam anos. Bilhar relata que no passado a divulgação do censo demorava 10 anos para sair. Hoje, o resultado é instantâneo.

Geral