Geral - Morre Justina Onzi, ex-vice-prefeita de Caxias do Sul

18-04-2020 Whatsapp

Foto: Porthus Junior

A ex-vice-prefeita e ex-secretária de saúde de Caxias do Sul, Justina Onzi, morreu por volta das 9h deste sábado (18) em sua casa, no Centro de Caxias, aos 64 anos.  Justina era natural de Vale Real e ficou conhecida pela forte atuação política em Caxias.

Nos últimos cinco anos, a luta pelas causas sociais somou-se ao combate a um câncer de mama, que se espalhou pelo corpo. Justina foi secretária da saúde no primeiro governo do então prefeito Pepe Vargas e tornou-se vice-prefeita na segunda gestão petista entre 2001 e 2004. Em 2012, foi candidata a vice-prefeita de Caxias.

Justina começou a se destacar na política no final dos anos 1980. Contribuiu na campanha a prefeito do padre Roque Grazziotin, em 1988, e foi peça fundamental na vitória de Pepe Vargas, em 1996. Tanto empenho lhe rendeu o convite para a assumir a Secretaria da Saúde em 1997. A seu favor contava a experiência no Instituto de Previdência Social do Município (IPAM) e a municipalização do Sistema Único de Saúde em Feliz.

Ela deixa o marido, Delmir Portolan, e duas filhas, de 24 e 18 anos. O velório será na Capela Mortuária São Pedro da Forqueta Baixa, em Vale Real. Em função da pandemia, a cerimônia será aberta ao público das 15h às 17h, com controle de pessoas. O sepultamento está marcado para as 17h.

Fonte: Jornal Pioneiro

Geral