Geral - Morre Zagallo

06-01-2024 Whatsapp

O Velho Lobo, o Formiguinha, o Senhor Copa, o Apóstolo do 13, todos morreram nesta sexta-feira (5). Encerrou-se, à noite, uma das trajetórias mais vitoriosas da história do futebol brasileiro. Foram tantas taças, tanta relevância para o esporte que, para pavimentar essa caminhada opulenta, parecia necessário reunir um grupo de craques. Mas os quatro apelidos recém-citados, o leitor bem sabe, pertenciam ao mesmo homem: Mario Jorge Lobo Zagallo.

A morte do ex-jogador e técnico da Seleção Brasileira, aos 92 anos, foi confirmada por meio de postagem em seu perfil oficial no Instagram, na madrugada deste sábado (6). “Um pai devotado, avô amoroso, sogro carinhoso, amigo fiel, profissional vitorioso e um grande ser humano. Ídolo gigante.

Homem de choro fácil e superstições anedóticas, Zagallo aliou inteligência e patriotismo para sagrar-se o único tetracampeão mundial de futebol. Ninguém no planeta ganhou tantasCopas quanto ele. Em 1958 e 1962, venceu a competição como um moderno ponta-esquerda; em 1970, como treinador de uma Seleção quase imbatível; em 1994, como coordenador técnico no estilo que o consagrou nos últimos tempos. Uma espécie de tio gente-boa, ora bonachão ora inflexível, que fazia os brasileiros balançarem a cabeça e comentarem, sorrindo:

– Esse Zagallo…

Foi assim no episódio do “vocês vão ter que me engolir”, em 1997, quando ele voltou a treinar a Seleção e ganhou a Copa América sob críticas de parte da imprensa. Seus arroubos de impaciência eram frequentes quando alguém, mais do que mexer com Zagallo, inventava de mexer com o Brasil.

Fonte : Click RBS

Geral