Geral - Preço do pinhão deve subir até 20% neste ano

14-06-2022 Whatsapp

Créditos: Reprodução/Internet. Rádio Uirapuru

Mesmo que a colheita do pinhão ainda não tenha terminado, os resultados da safra já animam os produtores da região de Santa Catarina. O Estado vizinho neste ano está sendo um dos principais fornecedores do produto para todo o país.

O pinhão é muito lembrado nesta época pela questão do frio e o aconchego em consumir o produto, principalmente cozido ou até mesmo ao redor de um fogão a lenha.

Mas o consumidor que for adquirir o produto deve preparar o bolso neste ano. Isso porque o mesmo deve ter o preço elevado no máximo em 20%, chegando a custar cerca de R$ 12,00 o Kg. Além disso, o produto não deve faltar neste ano nas prateleiras, a pesar do preço que deve subir. Isso se dá por conta da logística que as fruteiras e supermercados devem arcar neste período com a elevação dos combustíveis e pela vinda do pinhão diretamente de estados como Santa Catarina e Paraná.

As normas e instruções de comercialização do pinhão estão muito rígidas e têm como objetivo conciliar a geração de renda e proteger a reprodução da araucária, árvore ameaçada de extinção. Tanto que neste ano, em meados do mês de março, uma grande apreensão do produto fora de época foi registrada na região, fazendo com que o produto não pudesse ser armazenado e isso fez os comerciantes procurarem em Estados vizinhos a aquisição do pinhão para poder vender neste período.

Geral