Lagoa Vermelha - Agora é oficial: Lagoa Vermelha, Capital Nacional do Churrasco

01-12-2021 Whatsapp

Lagoa Vermelha, é oficialmente, a partir desta quarta-feira, 01 de dezembro de 2021, a Capital Nacional do Churrasco. O Projeto de Lei nº 2.436, de 2019, que confere esse título ao município, foi sancionado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, e publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira.

Desde 2019, a cidade já era considerada como a Capital Gaúcha do Churrasco, oficializada por lei estadual sancionada pelo governo do Rio Grande do Sul, em janeiro daquele ano. O ato foi um reconhecimento ao modo pioneiro do lagoense de se expressar, através da culinária dos assados, evidenciada na Festa Nacional do Churrasco, realizada a cada dois anos, desde 1983.

Em 2014, esse conhecimento do lagoense no preparo de assados resultou em uma ação conjunta no município, para a promoção de um curso de extensão universitária: “A arte e o segredo no preparo do tradicional churrasco de Lagoa Vermelha. O melhor churrasco do Brasil”.

A iniciativa envolveu o Instituto de Desenvolvimento do Alto Uruguai, campus Passo Fundo, o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Alexandre Pato (responsável pela realização da Festa Nacional do Churrasco e Comida Campeira) e a Associação Brasileira de Criadores de Devon.

Além disso, outras ações como o acompanhamento técnico nas propriedades diretamente com o produtor, buscando uma padronização de raças bovinas, aumentando a capacidade de produção de carne para atender a demanda do mercado, aliado a sustentabilidade e preservação do meio ambiente, foram desenvolvidas.

Também, foi elaborado planos para divulgação deste potencial gastronômico, criando assim o site Capital Nacional do Churrasco, onde agraciou em seu lançamento com o título de “Embaixador do Churrasco” o secretário de Turismo do Estado do Rio Grande do Sul, lagoense e coautor da lei N° 193/2018, Ronaldo Santini e o músico e Adido Cultural do estado, César Oliveira.

A distinção, visa homenagear personalidades que contribuem ou tenham contribuído para a promoção e divulgação da tradição e cultura do autêntico churrasco. Entre essas pessoas, está a atual secretária extraordinária de Relações Federativas e Internacionais, lagoense e autora do PLS 193/2018, então senadora, Ana Amélia Lemos; atual Ministro do Trabalho e Previdência Social, Onyx Lorenzoni; deputado estadual e autor da lei N° 15256/2019 que concedeu o título de Capital Gaúcha do Churrasco, Sérgio Turra (PP); e os músicos Cristiano Quevedo e João Luiz Corrêa.

O prefeito Gustavo Bonotto destacou que: “A promulgação e a sanção da Lei que declara Lagoa Vermelha como a Capital Nacional do Churrasco é um fato de extrema importância para toda a nossa comunidade, e isso nos deixa muito feliz e satisfeitos por ter o reconhecimento de direito daquilo que ocorria de fato, por nossa singularidade e a qualidade do churrasco lagoense”, salienta.

“Ainda ressalto a expansão de nossos eventos tradicionais, como o Rodeio Internacional e Festa Nacional do Churrasco. Vamos em busca de manter a tradição, mas paralelo a isso, trazer novos conceitos de um festival por exemplo e um concurso do melhor assador de churrasco do estado do Rio Grande do Sul”, finaliza Bonotto.

Assim, por causa do forte vínculo com a pecuária e favorecida posição geográfica, pela tradição e peculiaridade do povo lagoense, e por se tratar de um elemento cultural e fundamental à economia da região, o churrasco simboliza parte da história do município, agora reconhecido oficialmente em todo território nacional.
Fonte : Prefeitura Municipal

Lagoa Vermelha