Lagoa Vermelha - Agosto Lilás: CRAS promove encontro pela conscientização contra a violência à mulher

30-08-2023 Whatsapp

Na tarde da terça-feira (29) o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Lagoa Vermelha promoveu um encontro com o tema “Projeto Mais Maria e a Leia Maria da Penha”.

O evento foi conduzido pelas advogadas voluntárias do Projeto Mais Marias, e contou com a participação de mulheres que integram os grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, famílias referenciadas ao Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e Bolsa Família.

Além das participantes dos grupos de serviço, estiveram presentes no encontro o Secretário Municipal da Assistência Social e Habitação, Ivan José Galvani Barreto; o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Gabriel Viera; representantes do Conselho Tutelar de Lagoa Vermelha, profissionais ligados à área da Assistência Social, estudantes e comunidade em geral.

Conforme a Assistente Social e Coordenadora do CRAS, Vanessa Duarte Brambatti, o evento foi uma ação comunitária promovida pelo Centro de Referência em alusão à campanha Agosto Lilás, que busca conscientizar sobre o combate à violência contra a mulher. A campanha também faz referência à Leia Maria da Penha (Lei nº 11.340), que em 2023 completa 17 anos.

Durante o encontro, as advogadas voluntárias abordaram sobre os diversos tipos de violência contra a mulher, orientaram sobre os procedimentos de denúncia e apresentaram o trabalho realizado pelo Projeto Mais Marias.

O Mais Marias é uma iniciativa desenvolvida no Município pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subsecção de Lagoa Vermelha, por meio do Núcleo da Mulher Advogada, com o propósito de oferecer dar suporte jurídico as mulheres vítimas de violência.

O projeto conta com a colaboração voluntária de profissionais que acompanham e orientam as mulheres nas audiências. Além disso, uma Assistente Social do Município juntamente com a equipe de advogadas voluntárias do Mais Marias e uma psicóloga voluntária, presta atendimento e o acolhimento a essas mulheres.

 

Fotos: Roselle dos Santos/Prefeitura Lagoa vermelha

Lagoa Vermelha