Lagoa Vermelha - Após chuvas, Prefeitura intensifica recuperação de estradas no interior
05-09-2023 Whatsapp
Volumes excessivos a excepcionais de chuva atingiram a Metade Norte do Rio Grande do Sul. Dados de estações oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia mostram que os acumulados de chuva em 72 horas até 9h da manhã desta segunda-feira (04) foram de 137 mm em Lagoa Vermelha.
A climatologia histórica mostra quão extrema foi a chuva das últimas horas. Algumas cidades tiveram o equivalente a dois meses de chuva em dois dias, ou seja, choveu em 48 horas o que chove em dois terços da primavera inteira que é um período muito chuvoso do ano no estado.
Na manhã desta segunda-feira (04), o vice-prefeito e secretário de Obras e Viação, Eder Piardi, juntamente com o coordenador Flávio Arruda, estiveram acompanhando a situação de estradas no interior do Município. Reparos emergenciais foram realizados pelas equipes distribuídas.
As chuvas intensas provocaram, alagamentos, transbordamento de córregos, obstrução de bueiros e bloqueio de estradas devido a árvores que acabaram caindo sobre a via. O acúmulo de água no solo também provocou a aparição de nascentes, e consequentemente atoleiros em alguns pontos, o que demanda trabalho minucioso.
Porém, o investimento da Prefeitura no britamento das estradas do interior, especialmente as de maior fluxo de veículos, reduziu os danos causados pela chuva. Até o momento as comunidades do Rincão São Francisco, Pizzamiglio, Campinas, São Jorge, Fátima dos Candeias, Reassentamento 25 de Julho, Alecrim, Rathiel, Capão do Cedro, Santa Luzia, São Judas, Quebra-Dente e Capão Alto, receberam a britagem. No entanto, de acordo com o vice-prefeito, Eder Piardi, o investimento chegará a mais regiões.
Na cidade, a rua Tiradentes, mesmo com o volume excessivo de chuva, teve impacto de alagamento reduzido, em comparação a períodos anteriores. No local e proximidades, a Secretaria Municipal de Obras realizou a ampliação da rede de drenagem, o que pode ter auxiliado a amenizar a situação. No entanto, estes serviços deverão ser desenvolvidos em outros pontos, afim de mitigar alagamento na região.
Fotos: Pedro Ramos | Assessoria de Imprensa