Lagoa Vermelha - Atendimento psicológico busca acolher pessoas que estão sofrendo ansiedade devido ao coronavírus

01-04-2020 Whatsapp

Foto: Divulgação

Atendimentos psicológicos estão sendo oferecidos à população em geral e profissionais da área da saúde,  a partir dessa semana no Município. As consultas são por telefone e estão sendo realizadas por meio do Grupo de Apoio Psicológico de Lagoa Vermelha. Dessa forma, a ação tem por objetivo oferecer acolhimento a quem estiver sofrendo com sentimentos negativos, como ansiedade, pessimismo e medo que a quarentena e o cenário atual da pandemia de coronavírus podem gerar.

“Pretendemos oferecer acolhimento e suporte às pessoas. Não se trata de acompanhamento, mas sim de consultas”, explica uma das integrantes do Grupo, a psicóloga Melissa Guimarães e, complementa que o grupo é formado por 17 profissionais: 11 voluntários, quatro psicólogas servidoras municipais, a psicóloga do Hospital São Paulo e a psicóloga da Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan).

Quem necessitar de ajuda psicológica poderá entrar em contato com a telemedicina da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), nos telefones (54) 3358-9621, 98406-8522 ou 98405-0672, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h e, em breve serão oferecidos atendimentos por meio do Skype. Além disso, o Grupo de Apoio Psicológico está a disposição das equipes de saúde, as quais estão trabalhando no combate ao coronavírus no Município.

Segundo Melissa, inicialmente os atendimentos são para adultos e, destaca que novas estratégias estão sendo estudadas pelo Grupo de Apoio Psicológico, para o atendimento psicológico a comunidade. “Estamos seguindo as orientações do Conselho Federal de Psicologia, além de estarmos atentas às questões éticas peculiares ao nosso trabalho”, frisa Guimarães.

 

Fonte:Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Lagoa Vermelha

Lagoa Vermelha