Lagoa Vermelha - Autismo: Lagoa Vermelha dá primeiro passo para inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista

24-05-2022 Whatsapp

Foto: Natalia Biazus/ Comunicação PMLV

Em setembro do ano passado a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto de Lagoa Vermelha iniciou uma caminhada em busca da inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Foi o começo do curso de Aplicador ABA, que contou com mais de 50 profissionais da Educação. Agora, na última quinta-feira (22), foi realizada a solenidade que marcou a conclusão do curso, em cerimônia na Casa da Cultura.

Durante 6 meses de capacitação, os mais de 50 profissionais da Educação aprenderam a trabalhar com a metodologia ABA (traduzido do inglês significa Análise do Comportamento Aplicada). Atualmente, a metodologia ABA é considerada a mais eficaz, pois apresenta resultados no desenvolvimento de habilidades necessárias para que o indivíduo diagnosticado com autismo tenha uma melhor qualidade de vida.

No total, mais de 50 profissionais da Educação Municipal concluíram a formação. Entre eles professoras, merendeiras, atendentes de creche, serventes, equipe técnica e de gestão das Escolas. Todos participaram de aulas virtuais teóricas e supervisões semanais, momentos em que foram possíveis tirar dúvidas sobre a prática.

A secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto, Aline Teles Fasoli, explicou que a formação foi oportunizada a todos que tivessem interesse. “Meu maior orgulho é ver que toda comunidade escolar está aqui, não somente professores, mas atendentes, merendeiras, serventes, e isso me orgulha, por que sem cada um de vocês não existira a educação de Lagoa Vermelha com a qualidade que nós temos hoje.”

Após a entrega dos certificados, a convidada Michela Caron compartilhou sua experiência como mãe de um filho com autismo e, principalmente, sobre os desafios da inclusão. Michela é advogada e, desde o diagnóstico de seu filho João Pedro, tem se dedicado ao tema. É empreendedora social e idealizadora dos projetos Michela Caron – aconselhamentos e orientações para o autismo, Tea Talks e Trilhas da Inclusão.

Ao final da cerimônia, a secretária Aline Teles Fasoli presenteou a advogada Michela Caron como forma de agradecimento, bem como a psicóloga da Secretaria de Educação, Melissa Guimarães Aliprandini, por sua dedicação e empenho na realização do curso. “A caminhada é longa e nós, servidores públicos, temos o dever de torná-la possível”, destacou a psicóloga.

Após a formação em Aplicador ABA, os profissionais da Secretaria da Educação, Cultura e Desporto seguirão com supervisões mensais com a equipe Adapte Educação (responsável pela realização do curso) para dar seguimento aos aprendizados.

Fonte: Comunicação PMLV

Lagoa Vermelha