Lagoa Vermelha - Chegada do inverno reforça necessidade de vacinação contra gripe e covid-19
24-06-2024 Whatsapp
O início do inverno na última quinta-feira (20/06) reforça a necessidade de ampliação dos cuidados com a saúde. A disseminação de vírus respiratórios é favorecida nesta época do ano em razão das temperaturas mais baixas. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde, recomenda a vacinação contra a gripe (influenza) e covid-19 assim como reforço nas medidas preventivas.
Hábitos relacionados ao frio, como a maior permanência em espaços fechados e com pouca ventilação, facilitam a circulação de microrganismos, principalmente vírus respiratórios. Frente a esse cenário, a vacinação contra a influenza e contra a covid-19 está disponível em todas as UBSs.
Contra a gripe, podem se vacinar todas as pessoas a partir dos seis meses de idade. A campanha anual contra a doença começou em março para os grupos prioritários, sendo aberta em maio para a população em geral. A vacina permanece disponível nas unidades de saúde.
No mês passado, o Rio Grande do Sul também recebeu o primeiro lote da vacina atualizada contra o coronavírus. O público-alvo da vacinação na rotina são crianças de seis meses a menores de cinco anos. Adultos dos grupos prioritários, também estão contemplados, como pessoas acima dos 60 anos, gestantes e pessoas com comorbidades. Em Lagoa Vermelha adotou-se a aplicação conforme demanda de cada UBS, conforme detalhado abaixo:
Vacinação Contra a Gripe (Influenza)
A vacina contra a gripe está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de segunda a sexta-feira, durante o horário de funcionamento das unidades.
Vacinação Contra a Covid-19
Para a vacinação contra a Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu recentemente o primeiro lote de doses. A aplicação segue o cronograma específico de cada Unidade Básica de Saúde, visando otimizar o uso dos frascos que, após abertos, têm duração limitada.
Cronograma de Aplicação Covid
- Segunda-feira:ESF Gaúcha
- Terça-feira:ESFs Rodrigues, Suzana e Nossa Senhora Consoladora
- Quarta-feira:ESF Oliveira
- Quinta-feira:Postão – Nunes, Centro e Interior
- Sexta-feira:ESF Floresta
Público-Alvo
- Crianças: De seis meses a menores de cinco anos, para atualização de rotina do calendário vacinal.
- Adultos dos Grupos Prioritários: Pessoas acima de 60 anos e indivíduos com comorbidades.
Sintomas e transmissão
São sintomas mais presentes nas infecções respiratórias a febre, tosse, calafrios, dor de garganta, coriza e dor de cabeça. A qualquer sinal de agravamento procure atendimento.
Além da vacinação, outras medidas preventivas também podem ajudar a diminuir a transmissão de vírus respiratórios, que acontece de forma mais comum de pessoa a pessoa, por meio de gotículas do indivíduo contaminado ao falar, espirrar ou tossir. Por isso a ventilação dos ambientes e o cuidado com pessoas sintomáticas contribuem para redução de contaminação.
10 medidas de prevenção para evitar doenças respiratórias
- Lave as mãos com frequência e evite tocar nos olhos, nariz e boca para evitar a contaminação;
- Mantenha a vacinação em dia;
- Tenha uma dieta saudável e equilibrada, tente comer alimentos sazonais e quentes;
- Hidrate-se bebendo bastante água;
- Certifique-se de ter um sono adequado, para manter seu sistema imunológico forte;
- Exercite-se regularmente para ajudar a manter a saúde física e mental;
- Vista-se adequadamente, com roupas quentes para se proteger do frio;
- Abra as janelas sempre que possível para renovar o ar em ambientes fechados;
- Evite contato próximo com pessoas doentes e evite locais com aglomeração;
- Se apresentar sinais e sintomas de infecção respiratória, use máscara e procure atendimento de saúde.