Lagoa Vermelha - CRAS desenvolve atividades do PAIF nas comunidades do interior

16-02-2024 Whatsapp

Na última semana, a Equipe Volante do Programa de Atenção Integral à Família (PAIF), do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Lagoa Vermelha, promoveu uma série de atividades em comunidades do interior do  Município. Composta pela assistente social Denise Ferreira de Oliveira e pela psicóloga Liliane Bortolanza, a equipe realizou encontros com os grupos, visando o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

As temáticas desenvolvidas nestes encontros são diversas e tem por objetivo, proporcionar momentos de reflexão aos participantes. Além disso, durante os encontros também acontecem oficinas e orientações gerais e a explanação dos serviços oferecidos no CRAS, entre outros assuntos.

Na comunidade de Tupinambá, foi realizada a oficina de Dança Circular, com a oficineira Lucia Fernanda. Já na comunidade de Clemente Argolo, durante o encontro, foi enfatizada a oferta dos serviços disponíveis no CRAS, acolhido demandas da comunidade e do Cadastro Único. Além disso, é importante ressaltar que está agendado um momento especial para o Cadastro Único na comunidade no dia 06 de março, com a presença de um cadastrador para atualização cadastral, novos cadastros e esclarecimento de dúvidas.

De acordo com a equipe do CRAS, esses momentos nas comunidades, são ricos no que se refere à fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Os encontros acolhem todos os membros da família e oferecem atividades diversas. Nas próximas semanas, as atividades de grupos serão intensificadas tanto no interior, quanto nos bairros e nas dependências do CRAS.

Conforme a normatização, o PAIF tem como objetivos:

– Fortalecer a função protetiva da família;

– Prevenir a ruptura dos vínculos familiares e comunitários;

– Promover aquisições sociais e materiais às famílias;

-Promover acessos a benefícios, programas de transferência de renda e serviços socioassistenciais;

– Promover acesso aos demais serviços setoriais;

Fotos: CRAS Lagoa Vermelha/Divulgação

Lagoa Vermelha