Lagoa Vermelha - Lagoa Vermelha decreta situação de emergência devido à estiagem

10-01-2022 Whatsapp

Foto: Pedro Ramos/Asscom Prefeitura LV

O Município de Lagoa Vermelha decretou situação de emergência nesta segunda-feira (10) em razão da estiagem que atinge o estado do Rio Grande do Sul. Famílias em comunidades do interior já estão recebendo auxilio através de caminhões-pipa e o abastecimento para os animais também ocorre.

Na última semana, reuniram-se o prefeito Gustavo José Bonotto, o secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Dalvan Costa, chefe do Departamento Municipal da Defesa Civil, Admilson Ferreira da Silva e o extensionista da Emater, Josmar Veloso, para o levantamento de dados em perdas na agricultura e impactos no perímetro urbano.

A estiagem atingiu todo o interior do município causando perdas de produção de 30% na soja, 50% na produção de milho, 42% na produção de milho silagem e 20% na produção de leite, de acordo com o levantamento feito até o dia 05 de janeiro. Porém, os técnicos informam que esses dados alteram a cada dia, e os prejuízo já podem ultrapassar R$ 250 milhões em Lagoa Vermelha.

Também nesta segunda-feira (10), ocorreu uma reunião virtual, com a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS), onde foi discutido temas como zoneamento agrícola, dívidas da agricultura, liberação de recursos, linhas de créditos, licenciamento ambiental e detalhes do Avançar na Agricultura.

Participaram da mobilização: Prefeitos (as), Secretaria da Agricultura do RS, Ministério da Agricultura, Senadores, Deputados Federais, Superintendência da Agricultura, Emater, Defesa Civil, AL/Comissão de Agricultura, Fetag, Federasul, Farsul, Fecoagro, Consema/Famurs (representante dos secretários de agricultura) e Associação de Produtores.

Para que o decreto de situação de emergência em Lagoa Vermelha fosse emitido, o coordenador adjunto da Defesa Civil do RS, 1° Tenente, Ricardo Snitowski Bassan, esteve na manhã desta segunda-feira (10) para coletar os dados levantados e fazer a homologação.

Com isso, o trabalho das equipes responsáveis se intensifica, e une esforços com o Governo do Estado para amenizar a situação local. Da mesma forma, a Secretaria de Ação Social e Habitação irá prestar apoio na distribuição de cestas básicas a famílias cadastradas e que apresentem necessidades.

Fonte: Asscom Prefeitura de Lagoa Vermelha

Foto: Pedro Ramos/Asscom Prefeitura LV

Lagoa Vermelha