Lagoa Vermelha - Legislativo chama a atenção para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama
16-10-2019 Whatsapp
Após realização da Campanha Explosão de Fios, o prédio da Câmara de Vereadores está enfeitado com mais de 2 mil flores em crochê e tricô na cor rosa para lembrar a população sobre a importância da prevenção e detecção precoce da doença que atinge mais de 60 mil mulheres a cada ano, o câncer de mama.
Com início em julho, por iniciativa da doutoranda em Educação pela UFRGS e professora da rede municipal de ensino, Ana Carla Foscarini, a campanha Explosão de Fios antecedeu a campanha Outubro Rosa, e foi inspirada no trabalho o Hospital Fêmina de Porto Alegre, que cobriu sua fachada com flores na cor rosa durante o mês de prevenção do câncer de mama.
Desde então, a presidente do Poder Legislativo, vereadora Márcia do Carmo (PSB), em parceria com a educadora Ana Paula e a AAPECAN, realizou reuniões com os Grupos de Ginástica promovidos pela Secretaria da Saúde, nos bairros Medianeira, Suzana, Rodrigues, Gaúcha e Floresta.
Além de produzir as flores cor-de-rosa que estão enfeitando a Câmara de Vereadores, os encontros nos bairros tiveram como objetivo conscientizar sobre a importância do autocuidado e a prevenção do câncer de mama todos os dias do ano. Também participou dos encontros o vereador Ariovaldo Carlos da Silva (PDT).
Como resultado, mais de 2 mil flores foram produzidas e enfeitam a parte externa e interna da Câmara de Vereadores. A loja Maçaroca também foi parceira na realização da Campanha. “Estamos muito gratos pela participação e envolvimento da comunidade na campanha Explosão de Fios”, agradeceu a presidente Márcia do Carmo.
O câncer de mama é o segundo tipo mais comum entre as mulheres no Brasil, representando cerca de 25% de todos os casos de câncer que afetam o sexo feminino. A presidente da Câmara de Vereadores chama a atenção para a importância do diagnóstico precoce.
“O autocuidado, o olhar para si com respeito e carinho deve acontecer o ano todo. Cuidar da saúde é tão importante quanto tratar a doença. Lembramos a todas que o diagnóstico precoce é importante, pois quanto mais cedo se fizer autoexame, mamografia e ecografia, menor o risco durante o tratamento e melhor a qualidade de vida da mulher”, explicou Márcia.
De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde, a porta de entrada para a realização de mamografia em Lagoa Vermelha são as Unidades Básicas de Saúde. Durante o ano todo a mulher pode e deve procurar a Unidade de saúde tanto para a mamografia quanto para o exame preventivo. A mamografia é indicada para mulheres com idade acima dos 45 anos, porém, há outros fatores que podem interferir na idade de realização, como histórico familiar e exame clínico.
(Fonte: Imprensa Câmara de Vereadores )