Lagoa Vermelha - Município de Lagoa Vermelha declara emergência em razão da estiagem
20-03-2025 Whatsapp
Nessa terça-feira (18), o prefeito de Lagoa Vermelha, Eloir Morona, assinou o Decreto Nº 9.399, que declara situação de emergência no município em razão da estiagem prolongada. A medida foi tomada após um levantamento detalhado das perdas, realizado pelo escritório municipal da Emater/RS-Ascar em parceria com a Coordenadoria Municipal da Defesa Civil e Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.
O decreto estava sendo cuidadosamente estudado pelo Poder Público com o intuito de reunir todas as informações necessárias para garantir que a documentação enviada ao Governo do Estado fosse precisa e consistente. O levantamento abrangeu dados sobre as perdas nas áreas da agricultura, pecuária e outros setores impactados, assegurando que as informações fossem completas para possibilitar a homologação da situação de emergência pelo Governo Estadual.
Atualmente, cerca de 108 famílias estão sendo assistidas com a distribuição de cestas básicas e fornecimento de água potável. Apesar de um investimento de aproximadamente R$ 1,2 milhão em infraestrutura hídrica nos últimos quatro anos, algumas regiões ainda enfrentam sérias dificuldades com a escassez de água, situação que se agrava devido à seca intensa, que tem secado fontes naturais.
Com a declaração de situação de emergência, o município espera acelerar a liberação de recursos e receber apoio para mitigar os impactos da estiagem.
Lagoa Vermelha
21-03-2025