Lagoa Vermelha - Prefeito cumpre agenda na 22ª Expodireto Cotrijal e busca apoio para evitar fechamento da Vara do Trabalho
09-03-2022 Whatsapp
A 22ª Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque, no Rio Grande do Sul, começou nesta segunda-feira (07) com uma programação diversificada e cerca de 500 expositores voltados para as áreas de máquinas e equipamentos agrícolas, produção vegetal, produção animal, agricultura familiar, meio ambiente, pesquisa e serviços voltados ao campo.
A feira, que vai até sexta-feira (11), marca o reencontro dos produtores com as principais empresas e entidades do setor. O público tem a possibilidade de visitar o evento tanto de forma presencial quanto virtual.
O prefeito de Lagoa Vermelha, Gustavo José Bonotto, retornou de seu período de férias e esteve acompanhando o primeiro dia da feira, onde na ocasião encontrou lideranças e aproveitou para entregar um ofício, a então senadora, Ana Amélia Lemos, hoje, secretária Extraordinária de Relações Federativas e Internacionais do Governo do Estado do RS, solicitando apoio para evitar o fechamento da Vara da Justiça do Trabalho no município.
Ainda, o prefeito Gustavo Bonotto na companhia do assessor Paulo Mantovani e servidor Admilson Ferreira da Silva, visitaram junto ao espaço da Emater/RS-Ascar, o gerente regional de Passo Fundo, Dartanhã Luiz Vecchi e uma parcela de campo demonstrativo com mudas de campo nativo de Lagoa Vermelha, sob orientação do extensionista lagoense Ilvandro Barreto de Melo.
Ano passado, pela primeira vez, a Expodireto não foi realizada em função do covid-19. Este ano, o evento retorna com o objetivo de levar ao produtor rural conhecimento, informação e tecnologia, além de promover oportunidades de negócio e debates ligados ao setor.
A novidade deste ano é a Expodireto Digital, plataforma na qual o público pode acompanhar todos as atividades ao vivo pela internet, realizar um passeio virtual pelo Parque de Exposições. Destaque para a Arena Agrodigital, área com mais de 1,7 mil metros quadrados com foco em soluções inovadoras para o campo. O local tem 34 espaços, com 26 expositores, seis startups e dois hubs, além do espaço institucional da Cotrijal.
Em 2020, a feira recebeu 256 mil visitantes e registrou R$ 2,6 bilhões em comercialização, valor 10% superior aos R$ 2,4 bilhões obtidos em 2019.
O presidente da Cotrijal, Nei César Manica, durante seu pronunciamento na abertura, projetou mais uma grande edição da Expodireto.
“Temos uma boa expectativa para esta edição, com produtores capitalizados. O público que visitar a Expodireto vai encontrar inúmeras novidades que, em breve, estarão no campo impulsionando o agronegócio brasileiro”, comenta Manica.
A estiagem que atinge o setor e a preocupação quanto à possível falta de fertilizantes em razão da guerra entre Rússia e Ucrânia não foram esquecidas pelo presidente. A expectativa é de que o governo federal apresente medidas para mitigar os problemas enfrentados pelos produtores.
A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) está apoiando a feira através do Pavilhão da Agricultura Familiar, que neste ano conta com 197 expositores distribuídos em 191 estandes, oferecendo o melhor da produção dos agricultores familiares gaúchos.
“Acredito muito que mais uma vez a Expodireto Cotrijal irá surpreender o público com o que há de melhor e mais moderno em máquinas e implementos agrícolas. Além de contar com a forte presença da agricultura familiar, tão rica no nosso estado”, destaca a secretária Silvana Covatti.
Dos 197 expositores presentes, 70,6% são de agroindústrias e 29,4% de artesanato, plantas e flores. Dentre as agroindústrias há opções de produtos de origem vegetal, de origem animal e bebidas. Ao todo, 122 municípios participam da feira, com maior concentração das regiões de Passo Fundo, Ijuí e Soledade. Todos os expositores são agricultores familiares e as agroindústrias fazem parte do Programa Estadual de Agroindústria Familiar (PEAF).
Entre os produtos à disposição dos visitantes estão os queijos, salames, panificados, geleias, melado, rapadura, sucos e outras bebidas.
O Pavilhão é organizado em parceria entre Cotrijal, Seapdr, Emater/RS-Ascar, Fetag e Fetraf/RS.
Fonte: Asscom Prefeitura de Lagoa Vermelha