Lagoa Vermelha - Prefeitura institui o programa Água Limpa no Município

10-06-2021 Whatsapp

Foto: Divulgação

Entre outras ações, o programa visa proteger fontes naturais, olhos d’água, cursos d’água em geral como sangas, riachos e rios

No dia 1 de junho, o prefeito municipal, Gustavo Bonotto, sancionou a Lei nº 7.729, que instituiu o programa água Limpa no Município, com o objetivo de promover, entre outras ações, a proteção de fontes naturais e de olhos d’água, cursos d’água em geral, como sangas, riachos e rios no interior da cidade. O projeto foi aprovado com emenda em Sessão na Câmara de Vereadores no dia 31 de maio.

A partir de agora, o Município, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, com o apoio da Emater, realizará ações para o melhoramento das nascentes por meio da construção de estruturas de proteção das fontes, principalmente em comunidades que não tenham rede de água coletiva.

Além disso, as estruturas de proteção devem proporcionar a melhora da qualidade da água, que será preservada de interferências como esgoto doméstico ou dejeto de animais. O programa Água Limpa também tem como objetivo conscientizar sobre a importância da preservação ambiental, contribuindo com a recuperação de áreas preservadas, principalmente, as localizadas próximas as nascentes.

Para que as ações sejam possíveis, cada residência rural contará com investimento aproximado de R$ 1.000,00, para construção das estruturas de proteção, e, também, contará com a doação das mudas de espécies nativas para recuperação de áreas de preservação.

De acordo com o secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Dalvan Costa, esse projeto atende a necessidade de muitas famílias que ainda utilizam água de fontes naturais, principalmente para consumo humano, e através dessas melhorias conseguirão ter melhores condições e dar maior tempo de vida útil de utilização das fontes, além da preservação ambiental que é de extrema importância.

Além desses pontos, Dalvan salienta que as ações do programa terão grande valia na preservação ambiental, pois o não cuidado com as nascentes e com as matas nativas acabam trazendo grandes prejuízos para o planeta, principalmente no que diz respeito a escassez dos recursos naturais.

Fonte: Asscom Prefeitura de Lagoa Vermelha

Lagoa Vermelha