Lagoa Vermelha - Programa Amigo Bicho: 60 animais são castrados em Lagoa Vermelha

02-01-2020 Whatsapp

Foto: Divulgação

Cerca de 60 castrações de cachorros e gatos já foram realizadas por meio do Programa Amigo Bicho, em novembro e dezembro nos bairros Boa Vista e São José. Também foram implantados micro-chips nos animais, com o objetivo de identificação deles ao seu dono, para que assim ocorra o controle de castração.

Segundo o voluntário da Ong Apia, Valtuir Freitas, o programa tem por objetivo fazer 30 castrações e microchipagens mensais de fêmeas, sendo que todos os bairros do Município serão contemplados pela ação. “Escolhemos primeiramente os bairros Boa Vista e São José, pois percebemos que a procriação de animais nesses locais é muito grande”, explica.

Entre os benefícios da castração conforme Valtuir, são a mudança do estilo de vida dos bichos, como a diminuição na quantidade de cachorros que ficam circulando as ruas, devido ao período do cio das fêmeas. “Muitas pessoas deixam as cadelas pegarem cria e depois não sabem o que fazer com os filhotes. O projeto também irá diminuir o abandono e sofrimento desses animais”, exemplifica o voluntário.

A ONG Apia notificará quais localidades do Município serão percorridas dentro do cronograma de castrações. Assim, a pessoa será informada para se dirigir até um ponto de referência em seu bairro, com o intuito de fazer o cadastro para garantir a castração de seu animal.

O Programa Amigo Bicho é realizado por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SMAMA), ONG Apia e Poder Judiciário.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura Lagoa Vermelha

Lagoa Vermelha