Lagoa Vermelha - Programa Capital Nacional do Churrasco institui Comitê de Avaliação técnica

24-06-2021 Whatsapp

Foto: Bancada PP/ Divulgação

No último dia 16, o vereador Josmar Veloso (PP) participou de reunião que instituiu o Comitê de Avaliação do Programa Capital Nacional do Churrasco. Já, na Sessão deste segunda-feira (21), o parlamentar falou sobre o trabalho que será desempenhado por esse comitê técnico.

A reunião foi realizada na Casa da Cultura e contou a com presença do presidente do Sindicato Rural Alisson Mondadori Hoffman, representando o CTG Alexandre Pato, Alessandro Capri Muliterno, representando o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Carina Silva, representando o Certrep, Pedro Ramos, o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente Dalvan Costa, do Conselho Agropecuário, Oscar Mena Barreto Grau, e representando a Emater/RS Vilson Antônio Nadin.

Josmar explicou que, recentemente, foi criada uma marca específica para o programa Capital Nacional do Churrasco, e os produtores de animais das raças da raça Devon, Hereford e Angus terão o direito de fazer o uso da marca, desde que atenda os pré-requisitos no Programa.

“A Lei já foi institucionalizada, os nossos colegas vereadores que passaram por aqui em 2019 aprovaram e agora nós estamos então criando esse Comitê para avaliar os estabelecimentos e propriedades que queiram fazer parte”. O vereador informou que o Comitê já está trabalhando na formatação do regulamento do Programa.

De acordo com o parlamentar, o trabalho do Comitê será criar os critérios específicos e vistoriar as propriedades, garantindo que estejam de acordo com a Legislação. Assim, os criadores poderão fazer uso da marca e vender os animais com o selo de qualidade de Lagoa Vermelha. Ainda, estabelecimentos comerciais que atenderem aos critérios necessários, também terão a oportunidade de fazer uso da marca.

Durante sua fala na tribuna, Josmar alertou aos pecuaristas que têm intenção de entrar nessa atividade, para ficarem atentos as raças que serão valorizadas pelo Programa Capital Nacional do Churrasco. “Pela questão de serem raças europeias, pela questão do marmoreio e, em especial a raça Devon, que foi a que deu origem ao nosso tradicional churrasco”, argumentou.

O vereador ainda projetou que, no futuro, municípios filhos e netos de Lagoa Vermelha também poderão utilizar a marca e acrescentou “pode ser que alguém de fora possa abrir uma boutique de carnes ou um açougue mais refinado, e vai poder fazer o uso da nossa marca, desde que adquira o animal de um produtor cadastrado no Programa. Então isso vai levar o nome de Lagoa Vermelha para outros lugares”, concluiu o parlamentar que também integra o Comitê de Avaliação.

Confira na íntegra a Lei Municipal que institui o Programa Capital Nacional do Churrasco no site da Câmara Municipal de Vereadores de Lagoa Vermelha através do link: https://bit.ly/3vThelD

Fonte: Comunicação CMLV

Lagoa Vermelha