Lagoa Vermelha - Projeto Raízes Lagoenses avança com a liberação dos recursos

22-03-2022 Whatsapp

Foto: Divulgação

As obras de reestruturação do Museu Garibaldino Lourenço de Lima, junto a Casa da Cultura Athos Branco, tiveram a liberação do recurso aprovado. Foram repassados R$ 2.500.000,00 pelo Governo do Estado e R$ 770 mil de contrapartida do Município.

O projeto que será executado de forma participativa com a coordenação da Casa da Cultura Athos Branco, Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto e Secretaria de Planejamento, através de equipes constituídas, conselho e associações, prevê a readequação do Museu existente, ampliando as possiblidades de proteção ao acervo e fomento no potencial turístico.

Além disso, as obras de restruturação irão possibilitar maior acessibilidade dos visitantes, revestimento acústico nas salas de ações educativas, ampliação do espaço de exposição permanente do Museu, digitalização do acervo, pesquisa histórica, revisão do Plano Museológico, maquete do Município e do Cine Guairacá, além de outras áreas contempladas.

“Com certeza vai ser um local privilegiado para conectar passado, presente e futuro de todos os perfis geracionais da comunidade. Um museu que vai ter o papel de informar e educar por meio de exposições permanentes, atividades educativas, multimídias, teatro e vídeo. Além do espaço escolhido ter todas as características para despertar a curiosidade, também promove o estimulo a reflexão e o debate, promove a socialização, os princípios da cidadania e colabora para a sustentabilidade das transformações culturais”, destaca a secretária de Educação, Cultura e Desporto, Aline Teles Fasoli.

Para a coordenadora da Casa da Cultura Athos Branco, Marivone Pozzer, o conceito de museu deve ser repensado. Além disso, o trabalho sendo desenvolvido em conjunto com a SMECD busca tornar o museu Garibaldino Lourenço de Lima referência em toda região. “Devemos pensar diferente de uma sala apenas, com objetos e fotos antigos guardados em prateleiras e armários. O que idealizamos juntamente com as professoras Flávia Favretto e Jacqueline Rosa, trata-se de um espaço repleto de valores culturais, educativos e históricos com o propósito de inovação e criatividade”, ressalta Marivone.

Fonte: Asscom Prefeitura de Lagoa Vermelha

Lagoa Vermelha