Lagoa Vermelha - Secretaria da Saúde cria Tele-Covid-19 para atender paciente

24-03-2020 Whatsapp

Foto: Divulgação

Foi ampliado o canal de teleatendimento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), pois caso a pessoa esteja com suspeita de estar com coronavírus, o recomendável é  permanecer em casa, em isolamento social por cerca de duas semanas, só avaliando os sintomas. Caso haja piora no quadro de sintomas como febre, tosse e dificuldade para respirar, é preciso buscar ajuda médica por meio dos telefones 150, 3358-9621, 8406-8522 ou 8405-0672. Dessa forma, serão dadas instruções de como a pessoa deverá agir na situação.

A Secretaria frisa que não se deve ir diretamente ao Hospital ou às Unidades de Saúde, pois a se a pessoa estiver com coronavírus, poderá transmitir para o ambiente hospitalar e para quem estiver trabalhando no local e, também, para outros indivíduos, e por essa razão a SMS alerta sobre a importância de ligar para os canais de teleatendimento.  Outro aviso da Secretaria é de que, se o cidadão ir diretamente ao Hospital e não tiver Coronavírus, poderá correr o risco de adquirir a doença de algum infectado na emergência.

O Tele-Covid-19 funciona das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira.

Como o coronavírus é transmitido?

De acordo com o Ministério da Saúde, as investigações sobre as formas de transmissão do coronavírus ainda estão em andamento, mas a disseminação de pessoa para pessoa, ou seja, a contaminação por gotículas respiratórias ou contato, está ocorrendo.

Qualquer pessoa que tenha contato próximo (cerca de 1m) com alguém com sintomas respiratórios está em risco de ser exposta à infecção.

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:

  • gotículas de saliva;
  • espirro;
  • tosse;
  • catarro;
  • contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;
  • contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Os coronavírus apresentam uma transmissão menos intensa que o vírus da gripe, e o  período médio de incubação por coronavírus é de 5 dias, com intervalos que chegam a 12 dias, período em que os primeiros sintomas levam para aparecer desde a infecção. A transmissibilidade dos pacientes infectados por SARSCoV é em média de 7 dias após o início dos sintomas. No entanto, dados preliminares do coronavírus (SARS-CoV-2) sugerem que a transmissão possa ocorrer mesmo sem o aparecimento de sinais e sintomas.

Como reduzir o risco de transmissão e contaminação?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa, com ou sem sintomas.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Lagoa Vermelha

Lagoa Vermelha