Lagoa Vermelha - Sessão Solene prestou homenagem aos 60 anos da Escola Agrícola

29-06-2022 Whatsapp

Fotos: Taiz Reginini
Evento foi realizado nesta terça-feira, dia 28, e entregou menção honrosa aos ex-diretores, além de representantes dos professores, funcionários e alunos. 

A Câmara de Vereadores de Lagoa Vermelha promoveu uma sessão solene, em homenagem aos 60 anos da Escola Estadual Técnica Agrícola Desidério Finamor. O evento, realizado na noite desta terça-feira, dia 28, no Plenário Nady Maria Castelano, reuniu professores, funcionários e alunos, além de pessoas que fizeram parte da história da escola, neste período.

A sessão solene atende ao Projeto de Resolução 4/2022, de autoria do Joarez Antônio Lorenson e de seus colegas de bancada do PDT, Ariovaldo Carlos da Silva e Ranyeri Berlatto Bozza.

A escola é pioneira na educação profissional na área de recursos naturais da região nordeste do estado. O Curso Técnico em Agropecuária da escola vem atuando na formação profissional de jovens de toda a região desde a sua criação em 1962.

Durante a sessão, houve a entrega de menção honrosa aos ex-diretores do educandário, bem como à uma professora, uma funcionária e um alunos, representando todos aqueles que contribuíram para a atuação da escola agrícola, nestes 60 anos.

Ao ocupar a tribuna para o seu pronunciamento, o vereador Joarez Antônio Lorenson o autor da proposição que sugeriu a realização desta sessão solene, lembrou que “é a partir da educação, que as coisas acontecem e irão acontecer mundo afora”. Joarez lembrou a criação e trajetória da criação das escolas agrícolas no Rio Grande do Sul, ressaltando que a escola Desidério Finamor recebe alunos de mais de 20 municípios, demonstrando a importância da oferta de ensino técnico no setor primário, especialmente para a agricultura familiar, que leva comida à mesa das pessoas, uma vez que boa parte dos alunos são de famílias oriundas do campo.

O vereador, e ex-aluno da escola, Josmar Freitas Veloso, demonstrou seu carinho e gratidão pelo período em que foi aluno do educandário. “A Escola Agrícola não forma simplesmente técnicos em agropecuária, no meu ponto de vista a escola forma cidadãos de bem”, afirmou o vereador. Josmar ainda complementou ressaltando que “o ensino de tempo integral, ele acaba nos moldando enquanto profissionais. Tem um diferencial sim. A inserção no mercado tem trabalho também tem um auxílio diferente”. Josmar usou seu exemplo como profissional que teve toda sua carreira construída a partir da oportunidade de estágio que teve no momento da conclusão de seus estudos.

O prefeito de Lagoa Vermelha Gustavo Bonotto foi representado pelo Secretário Municipal de Agricultura, Dalvan Costa, que também foi aluno da Escola Agrícola Desidério Finamor. Ele também relembrou seu período como aluno, afirmando ter mudado sua vida, “assim como a escola mudou a vida de muitas pessoas, ao longo destes 60 anos”.

A atual diretora da escola, Andrea Dalcastelli da Luz, agradeceu a homenagem recebida, dizendo-se honrada em representar a escola, neste momento comemorativo aos seus 60 anos. “Não é exagero dizer que o número expressivo de profissionais formados, até aqui, por esta casa, constitui-se num dos mais importantes fatores do vigoroso desenvolvimento da produção agropecuária regional e do agronegócio em geral, das últimas décadas”, afirmou Andrea. A diretora da Escola Agrícola ainda completou destacando que “a presença relevante desses profissionais se faz notar nas empresas líderes no setor, é por esta razão que estou convicta da posição honrosa que esta escola sempre ocupará nos anais da história do desenvolvimento econômico e social do estado do Rio Grande do Sul, e porque não do nosso país”.

A solenidade também contou com a entrega de uma placa comemorativa aos 60 anos da Escola Estadual Técnica Agrícola Desidério Finamor. A entrega foi feita pelos vereadores Joarez Antônio Lorenzon e Ranyeri Berlatto Bozza à diretora do educandário, Andrea Dalcastelli da Luz.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Lagoa Vermelha

Lagoa Vermelha