Lagoa Vermelha - Terceira turma sobre abelhas nativas sem ferrão é iniciada pelo Certrep

22-07-2022 Whatsapp

Fotos: Pedro Ramos/ Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente

O Centro Regional de Treinamento de Produtores Rurais (Certrep) iniciou a terceira turma na área de meliponicultura. Composta por 12 alunos, entre produtores e interessados no assunto, as aulas serão divididas em três módulos, orientadas pelo professor, André Luiz Maitto.

Através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, o Certrep oferece de forma gratuita cursos em diferentes áreas do agronegócio, sendo ainda um pré-requisito para que os produtores acessem financeiros do Município através do programa Agregar, que possibilita a implantação de novas culturas e projetos.

Na primeira aula, os alunos puderam observar algumas espécies de abelhas nativas sem ferrão (meliponicultura) e como cada uma sobrevive no meio ambiente. Além disso, aprenderam a criar iscas para captura de enxames.

Já são três turmas ofertadas sobre meliponicultura pelo Certrep, somando mais de 50 alunos. A primeira turma já finalizou o processo de aprendizado (período de dois anos), que iniciou em 2019. Atualmente, muitos possuem seus meliponários e utilizam da atividade como fonte de renda. Outra turma, iniciada em 2021, tem desenvolvido encontros para troca de experiências e aulas técnicas junto as propriedades.

Agora em 2022, a terceira turma receberá em três aulas a capacitação na biologia das abelhas sem ferrão, aprimorando as técnicas de manejo, o que possibilitará aos interessados iniciarem a criação, seja como forma de lazer ou como fonte de renda.

Fonte: Asscom Prefeitura de Lagoa Vermelha

Lagoa Vermelha