Lagoa Vermelha - Videomonitoramento: índices de criminalidade caem em 12% em seis meses

21-05-2020 Whatsapp

Foto: Franciele Moraes/ Divulgação

No mês de setembro de 2019, o município de Lagoa Vermelha lançou oficialmente o sistema de vídeomonitoramento e cercamento eletrônico. A implementação do projeto era aguardada pela comunidade há mais de 7 anos.

O sistema de controle por meio de 53 câmeras possui tecnologia de alta definição de imagens, permitindo auxiliar as forças polícias no combate a criminalidade.

O projeto foi realizado por meio de recursos e de uma parceria entre a CONSEPRO, os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sindicato do Comércio Varejista de Lagoa Vermelha (Sindilojas), Ministério Público, Câmara Empresarial e Cultural de Lagoa Vermelha (Cicas), Sindicato das Indústrias, da Construção e do Mobiliário de Lagoa Vermelha (Sicom) e Sindicato Rural. A empresa DGT de Novo Hamburgo é a responsável pelo sistema de monitoramento.

Após 239 dias em funcionamento, o CONSEPRO divulgou através de uma live no Facebok, os primeiros resultados alcançados pelo sistema. No comparativo entre setembro de 2018 à março de 2019 e setembro de 2019 à março de 2020, os índices gerais tiveram uma queda de 12%, segundo os dados disponibilizados no portal da secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul. Os furtos de veículos neste período reduziram cerca de 40% e os furtos e roubos também tiveram uma queda de 24%.

 

Fonte:Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Lagoa Vermelha

Lagoa Vermelha