PATRAM - PATRAM constata crimes ambientais em Ibiraiaras e Caseiros
03-09-2025 Whatsapp
A Brigada Militar, por meio da 2ª Companhia Ambiental (PATRAM) de Lagoa Vermelha, registrou duas ocorrências de crimes contra a flora nesta terça-feira (02/09), nos municípios de Ibiraiaras e Caseiros.
– Ibiraiaras
Pela manhã, a guarnição atendeu a um ofício do Ministério Público e fiscalizou a Capela São Roque, no interior do município. No local, foi constatado o corte irregular de quatro pinheiros brasileiros (Araucária angustifólia), espécie ameaçada de extinção. Apenas um toco permaneceu no ponto do corte, enquanto os demais exemplares foram removidos com uso de máquinas e não foram localizados. A atividade ocorreu sem licença ambiental e em desacordo com a legislação vigente. Foi confeccionado Boletim de Ocorrência Policial aos responsáveis.
– Caseiros
À tarde, a PATRAM deslocou-se até a Capela Cristo Rei, interior do município de Caseiros, onde constatou a destruição de floresta nativa em estágio inicial e médio de regeneração, pertencente ao bioma Mata Atlântica. A intervenção atingiu 0,11 hectares (1.100 m²), fora de Área de Preservação Permanente, afetando espécies como camboatá, angico, canela e vassorão. O dano foi causado por destoca mecanizada, também sem licença ambiental. Diante dos fatos, foi registrada comunicação de ocorrência policial contra o proprietário, pelos crimes ambientais previstos nos artigos 38-A e 60 da Lei 9.605/98.