PATRAM - Polícia Ambiental constata crime contra a flora e apreende madeira de araucária em Lagoa Vermelha
09-07-2025 Whatsapp
Na manhã desta terça-feira (8 de julho), a Brigada Militar, por meio da 2ª Companhia Ambiental – PATRAM (Patrulha Ambiental) de Lagoa Vermelha, constatou um crime ambiental envolvendo corte ilegal de araucárias em atendimento a uma denúncia anônima.
Ao chegar ao local indicado, os policiais ambientais identificaram o corte irregular de dois exemplares de Pinheiro Brasileiro (Araucaria angustifolia), espécie nativa e ameaçada de extinção, cuja exploração depende de autorização específica.
Durante a fiscalização, foram apreendidas quatro toras e oito caibros provenientes do corte, além de uma serraria móvel que estava sendo utilizada para processar a madeira no local. Conforme informado pela PATRAM, a atividade estava sendo realizada sem licença ambiental, em total desacordo com a legislação vigente.
Diante da infração ambiental, foi lavrado o Termo de Apreensão e Fiel Depositário para os materiais encontrados, e confeccionado o Boletim de Ocorrência Policial para responsabilização dos envolvidos.