PATRAM - Tamanduá-mirim é resgatado pela Brigada Militar em residência de Ibiraiaras

16-04-2025 Whatsapp

Na tarde desta terça-feira (15), a Brigada Militar, por meio da Patrulha Ambiental (PATRAM) de Lagoa Vermelha, realizou o resgate de um tamanduá-mirim (Tamandua tetradactyla) no município de Ibiraiaras. O animal foi encontrado na garagem de uma residência na Capela São Sebastião, após solicitação dos moradores.

Após a captura segura, o tamanduá foi encaminhado para avaliação com um médico veterinário e, em seguida, devolvido ao seu habitat natural. A espécie é conhecida pelo seu padrão de pelagem que lembra um colete preto, além das longas garras nas patas dianteiras, utilizadas para se defender e procurar alimento.

Apesar de estar classificado como “pouco preocupante” na lista vermelha de espécies ameaçadas de extinção, o tamanduá-mirim é uma importante parte da fauna silvestre brasileira e pode ser encontrado tanto em florestas quanto em savanas.

A Brigada Militar reforça a orientação de que, ao avistar um animal silvestre, a população não deve tentar capturá-lo. O recomendado é entrar em contato com a polícia ambiental para que as medidas adequadas sejam tomadas.

PATRAM