Policial - GAECO/MPRS deflagra segunda fase da Operação Contas Abertas em Paim Filho
25-09-2025 Whatsapp
O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio Grande do Sul (GAECO/MPRS) deflagrou, nesta quarta-feira (24), a segunda fase da Operação Contas Abertas, que investiga esquema de lavagem de dinheiro de uma organização criminosa ligada ao tráfico de drogas e armas.
A ofensiva, coordenada pelo promotor de Justiça Manoel Figueiredo Antunes, do 5º Núcleo do GAECO – Serra, teve apoio da Brigada Militar e da Polícia Penal.
Foram cumpridos 22 mandados de busca e apreensão em Bento Gonçalves e Paim Filho. Um suspeito foi preso em flagrante por porte ilegal de arma.
De acordo com o MP, 16 pessoas estão sob investigação. Até o momento, já foram identificados mais de R$ 2,2 milhões em movimentações ilícitas. A Justiça determinou o bloqueio de 224 contas bancárias e a apreensão de 12 imóveis e dois veículos. Além disso, duas empreiteiras e uma revenda de automóveis da Serra foram alvos de busca por suspeita de participação na lavagem de capitais.
A primeira etapa da Operação Contas Abertas ocorreu em junho de 2024, com ações no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. Na ocasião, 32 pessoas foram presas, 274 contas bancárias foram bloqueadas e houve apreensão judicial de 25 veículos e cinco imóveis.
O GAECO/MPRS denunciou 20 integrantes da organização criminosa, incluindo líderes e gerentes, por organização criminosa, financiamento ao tráfico, tráfico de drogas e lavagem de bens e valores.
Policial
26-09-2025
25-09-2025