Policial - PATRAM de Vacaria realiza a maior apreensão de madeiras de araucárias do Grupo Ambiental

09-09-2021 Whatsapp

Na tarde desta quarta-feira (08), a guarnição do 04º Grupo de Policiamento Militar Ambiental de Vacaria, atenderam denúncia de depósito irregular de tábuas de araucária, além de flagrarem dano em Área de Preservação Permanente (APP), em uma propriedade rural no interior da cidade de Vacaria.

No local, foi constatado o depósito irregular de madeira beneficiada de Pinheiro Araucária (angustifólia). Foi contabilizado aproximadamente 225,31 m3 de madeira araucária, que estava em dois pontos da propriedade, sendo que em um dos pontos parte da madeira estava depositada em um galpão escondida por bins de maçã, e outra parte estava fora do galpão também escondida por bins.

Essa é a maior apreensão de tábuas de araucárias registrada no grupo Ambiental de Vacaria, o valor venal desta madeira é de aproximadamente 300 mil reais.

Foi constatado também danos em vegetação nativa bem como a abertura de valos em banhado em outra área arrendada pelo autor além de dano em APP por criação bovina com confinamento em APP, interior de mata nativa e margem do rio “quebra dente”.

Tais danos carecem ainda de mensuração por parte da guarnição ambiental que será levantado em momento oportuno. Nesse primeiro momento foi lavrado a notificação ambiental para que o responsável apresente contrato de arrendamento da área em questão.

O autor foi cientificado quantos anos procedimento tomados bem como ciente de que a madeira está apreendida sob o Termo de Apreensão e Fiel Depositário permanecendo como fiel depositário até segunda ordem do poder judiciário.

Foi lavrado notificação ambiental para que o responsável comparecesse na sede da PATRAM esclarecer os fatos.

Fonte/Fotos: PATRAM de Vacaria

 

Policial