Política - Atenção eleitores: celulares terão que ser deixados com os mesários e não podem entrar na cabine de votação
27-09-2022 Whatsapp
As eleições 2022 acontecem no próximo domingo (02). Há menos de uma semana para o pleito, os eleitores ainda tem muitas dúvidas em relação ao que pode e o que não pode no dia da votação. Neste ano, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) proibiu o uso de celulares nas seções. No entanto, muitos eleitores tem o título no celular, de forma digital, e estão questionando se não poderão utilizar.
O uso do e-título, no celular, é permitido e estimulado pela Justiça Eleitoral. Os eleitores quem possuem o título na versão digital, instalado nos seus aparelhos podem utilizar no dia da eleição, sem a necessidade de levar outro documento. O que não é permitido pelo TSE é levar o aparelho para dentro da cabine de votação. Desse modo, o eleitor apresenta o telefone com o título digital e precisa deixar o celular com o mesário, em um local estabelecido, para ir até a cabine de votação e depositar o seu voto.
Com a nova regra, não será permitido também que o eleitor leve o celular para a cabine, mesmo que a cola de votação esteja no aparelho. Desse modo, o chefe do cartório eleitoral ressalta que os eleitores devem levar uma cola física com os números dos candidatos que irá votar. Caso a pessoa tenha os números apenas no celular, no dia da votação a Justiça Eleitoral estará disponibilizando colas físicas em todas as seções. Assim, o eleitor que tiver a cola no celular terá que passar a limpo antes de ir para a urna.
Política
02-03-2023