Região - Cacique Doble, Machadinho, Barracão e São José do Ouro aderiram ao Programa Chamar 192/SAMU

21-10-2020 Whatsapp

Buscando ampliar a cobertura do 192, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a Secretaria da Saúde do RS treinou mais de 100 profissionais socorristas na última sexta-feira (16).

São condutores de veículos, enfermeiros, técnicos, bombeiros voluntários e outros profissionais socorristas de pequenos municípios gaúchos que ainda não faziam parte da Rede Estadual das Urgências.

Entre os 221 municípios sem cobertura do Samu, 37 já aderiram ao programa batizado de “Chamar 192”.

Na nossa região, os municípios que aderiram ao Chamar 192, foram São José do Ouro, Barracão, Cacique Doble e Machadinho.

A partir de agora, as equipes que já faziam este serviço anteriormente no município, como as chamadas “ambulâncias brancas municipais” e bombeiros, passarão a receber todo o apoio de comunicação e logística da Central de Regulação Estadual, sem tirar autonomia da gestão municipal na contratação de profissionais.

O projeto é uma parceria entre governo do Estado e Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS).

Ao aderirem ao projeto, os municípios deverão manter uma equipe com, no mínimo, um motorista e um técnico de enfermagem ou socorrista, e mantê-las por, pelo menos, 12 horas ao dia. Em contrapartida, a SES oferecerá regulação médica primária e secundária aos municípios, com orientação médica às equipes.

Redação:TvOn
Foto:Divulgação

 

Região