Região - CRAS de Capão Bonito do Sul promoveu palestra sobre abuso sexual infantil

13-05-2025 Whatsapp

Na manhã de hoje (13), o Plenário da Câmara de Vereadores de Capão Bonito do Sul lotou de estudantes do Sexto ao Nono Ano e do Ensino Médio para uma conversa necessária e importante: o combate ao abuso e a exploração sexual infantil. O tema foi abordado pela Juíza Dra. Lilian Raquel Bozza que destacou a importância de abordar o assunto com a sociedade, uma vez que os casos são recorrentes e acontecem, na maioria das vezes, dentro de casa e/ou com pessoas que muitas vezes são próximas das vítimas e não aparentam ser suspeitas do crime.

A magistrada abordou, dentre os assuntos que permeiam o tema, a diferença entre o abuso e a exploração sexual, exemplificou alguns casos para servir de alerta sobre a violência sexual cometida contra crianças e adolescentes, os danos que esse ato criminoso acarreta às vítimas, além das formas de denunciar os casos de violência. O momento contou também com a presença da médica ginecologista Dra. Meire Adriana Silva que falou sobre a educação sexual nas escolas, prática importante e que auxilia na identificação e no combate aos casos de abuso sexual infantil.

Acompanharam a palestra o vice-prefeito, Miqueias Guadagnin, membros do Executivo e do Legislativo, Conselho Tutelar e comunidade. Ao final, as palestrantes salientaram que os órgãos de segurança seguem à disposição e preparados para as escutas e denúncias de possíveis casos e enfatizaram que é de extrema importância a conscientização da população sobre o assunto, e que crianças e adolescentes tenham acesso à informação correta para identificar o que é certo e o que é errado. O bate-papo foi alusivo ao Maio Laranja, mês da campanha de combate ao abuso e à exploração sexual infantil.

Foto: Felipe Souza/Ascom PMCBS

Região