Região - Incêndio deixa quatro mortos em aldeia indígena de Ronda Alta

22-04-2021 Whatsapp

Um incêndio atingiu uma cadeia que fica na Terra Indígena da Serrinha, na localidade do Alto Recreio, em Ronda Alta, no Norte do Rio Grande do Sul, na madrugada desta quarta-feira (21). Segundo informações da Brigada Militar, quatro indígenas morreram, sendo três homens e uma mulher. As vítimas tem entre 21 e 25 anos.

As chamas tomaram conta do local por volta da 01:00 hora, e foram controladas por moradores da área até a chegada do Corpo de Bombeiros.

A Polícia Civil ainda apura as causas do incêndio. Ainda durante a madrugada, a perícia esteve no local para fazer o recolhimento dos corpos. O delegado Leandro Antunes falou, em vídeo, sobre a ocorrência de incêndio. Ele informou que uma investigação preliminar da conta de que a prisão deles ocorreu em decorrência de perturbação de sossego, uma festa que estaria ocorrendo na localidade. Índios estavam em um residência bebendo e perturbando os vizinhos, razão pela qual a liderança foi acionada e efetuou a prisão dos cinco.

A cadeia indígena é da cultura deste povo, com fins disciplinares, destinada a quem desobedece as leis impostas pelas lideranças indígenas.

Ocorreu um incêndio no local e quatro pessoas acabaram morrendo. Um dos cinco presos conseguiu fugir quando o fogo iniciou, informou o delegado.

Vivem na Serrinha indígenas da etnia kaingang. Ela está distribuída por quatro cidades do Rio Grande do Sul: Três Palmeiras, Ronda Alta, Engelho Velho e Constantina. O espaço abrange um total de 11,752 mil hectares.

De acordo com a classificação da Fundação Nacional do Índio (Funai), a Serrinha é uma terra indígena pois é um espaço de “direito originário dos povos indígenas, cujo processo de demarcação é disciplinado pelo Decreto n.º 1775/96”.

Fonte: Rádio Uirapuru

Região