Região - Polícia flagra crime ambiental em Santo Expedito do Sul

09-05-2023 Whatsapp

Nesta segunda-feira (08), policiais militares do 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar de São José do Ouro, ao realizarem fiscalização no interior do município de Santo Expedito do Sul, flagraram crime ambiental contra a Flora na localidade da Capela São Valentim.

Os PMs, depois de realizarem o levantamento na área em propriedade rural, constataram uma serraria móvel instalada em meia a mata, que estava sendo usada para beneficiar a madeira.

Foi flagrado o corte seletivo de 15 araucárias angustifólia de vários diâmetros e comprimentos. Efetuado levantando dendrométrico, foram contabilizadas 380 tábuas de araucária angustifólia totalizando 7,48 m³ de madeira serradas; 09 toras de araucária angustifólia com diâmetros que variam de 15 cm a 55 cm de vários comprimentos totalizando 5.8651 m³ de madeira. Três (03) araucárias angustifólia in natura com diâmetros que vaiam de 30 cm a 80 cm totalizando 5,8446 m³ de madeira.

O corte seletivo foi fora de área de preservação permanente mas pertencente ao bioma mata atlântica.

Diante dos fatos, os policiais militares entraram em contato com a proprietária da terra onde informou não possuir licença, sendo assim confeccionado Termo Circunstanciado para a respectiva responsável pela área, a qual responderá pelo crime contra a flora, sendo efetuada a apreensão da madeira, ficando a proprietária como fiel depositária da madeira.

Foi efetuado também Termo Circunstanciado ao proprietário da serraria móvel, pois não possuía licença de operação da mesma e nem do corte das madeiras. Termo de Apreensão sendo apreendida a serraria móvel que estava sendo usada no beneficiamento das toras a qual ficou o proprietário como fiel depositário.

Fonte: Rádio Lagoa FM
Fotos: Patram de São José do Ouro

 

 

Região