Saúde - Dia Mundial da Hipertensão: hábitos mais saudáveis podem diminuir chances da doença

17-05-2023 Whatsapp

Nesta quarta-feira (17) é celebrado o Dia Mundial da Hipertensão. A data busca conscientizar a população sobre os riscos da doença e os cuidados que devemos ter para minimizar os problemas causados por ela.

A hipertensão arterial ou pressão alta, é uma doença que ataca os vasos sanguíneos, coração, cérebro, olhos e pode causar paralisação dos rins. Ocorre quando a medida da pressão se mantém frequentemente acima de 140 por 90. Essa doença é herdada dos pais em 90% dos casos, mas há vários fatores que influenciam nos níveis de pressão arterial, entre eles: fumo, consumo de bebidas alcoólicas, obesidade, estresse, grande consumo de sal, níveis altos de colesterol, falta de atividade física.

O alerta  é que a doença, na maioria das vezes, é silenciosa. Desse modo, é fundamental que as pessoas realizem exames com frequência para identificar o problema de maneira precoce. A hipertensão costuma aparecer entre os 50 e 60 anos de idade, mas isso não quer dizer que não acometa pessoas mais jovens também. Em virtude da obesidade, principalmente entre as crianças e os adolescentes, a incidência da doença em pessoas cada vez mais jovens vem aumentando.

O alerta é para a gravidade da hipertensão. Por ser uma patologia silenciosa, ela pode desenvolver problemas graves e potencialmente fatais, como AVC, infartos, insuficiência cardíaca e renal. Os hábitos saudáveis são fundamentais para evitar ou retardar o aparecimento da doença. Praticar exercícios físicos, não fumar, evitar o excesso de bebidas alcoólicas, diminuir o sal, entre outras ações, são mudanças simples que podem fazer toda a diferença na vida das pessoas. Além disso, o uso da medicação de forma correta, após o diagnóstico de hipertensão, é obrigatório.

Saúde