Saúde - Saiba o significado dos símbolos de reciclagem nas embalagens

07-07-2022 Whatsapp

Créditos: Reprodução/Internet.

Você já reparou nos símbolos de reciclagem presentes nas embalagens? São diversos modelos que indicam se um material é reciclável ou não, qual sua composição e qual a melhor forma de descarte. O símbolo de reciclagem mais conhecido e difundido é o triângulo formado por três setas. Ele começou a ser usado pela indústria do papel e se transformou em referência mundial como símbolo padrão de reciclagem.

A simbologia de materiais plásticos prevê a identificação de seis categorias e uma sétima opção quando há a mistura dos tipos anteriores. Os símbolos para vidro, aço e alumínio foram estabelecidos por cada setor e são referências nesses mercados, apesar de não existir uma norma específica e, portanto, não haver padrões para sua aplicação.

Os sete símbolos de reciclagem de plástico:

1 – PET Polietileno Tereftalato: É encontrado em produtos como garrafas de refrigerante e água, óleo, embalagens plásticas de antisséptico bucal e outros. O material originado da reciclagem de PET é utilizado na fabricação de fibra para carpete, tecido, vassoura, embalagem de produtos de limpeza e acessórios diversos.

2 – PEAD Polietileno de Alta Densidade: É o plástico utilizado comumente em embalagens de iogurte, sucos, frascos de leite, produtos de limpeza e potes de sorvete.

3 – PVC Policloreto de Vinila: Pode ser adquirido por consumidores sob forma de itens de higiene pessoal, frascos de remédio ou brinquedos.

4 – PEBD Polietileno de Baixa Densidade: Esse tipo de plástico se encontra nas sacolas plásticas de supermercados, bolsas de soro fisiológico, entre outros.

5 – PP Polipropileno: Ele é utilizado para a fabricação de recipientes de alimentos como ketchup, iogurte e margarina, de produtos químicos e remédios, entre diversos outros.

6 – PS Poliestireno: Usado em copos e pratos descartáveis, pote para iogurte, bandejas e embalagem para ovos.

7 – Outros: Símbolo encontrado em embalagem multicamada para biscoitos e salgadinhos, mamadeiras, CD, DVD e algumas utilidades domésticas.  Estes plásticos são reaproveitados para fabricação de madeira plástica e para reciclagem energética, processo onde é aproveitado o valor calorífico do resíduo plástico.

Com os símbolos de identificação, fica mais fácil recuperar os materiais plásticos descartados, pois eles contribuem para a separação correta e para a revalorização do produto como matéria-prima. E, claro para que a reciclagem aconteça de verdade, não basta apenas ter o símbolo nas embalagens, mas sim que cada ente (empresas, consumidor e governo) façam sua parte.

Saúde